Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como usar um simulador de financiamento de carro

A- A+

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é comprar um carro novo.  Mas para realizar esse desejo precisa-se de uma boa quantidade de dinheiro, que às vezes, não se tem disponível. A fim de auxiliar a aquisição desse bem, existe o simulador de financiamento de veículos. Com ele, você consegue se programar e ver se possui orçamento para tal.

“Os simuladores ajudam a planejar os gastos e adequar as despesas para que durante um possível financiamento as finanças não saiam do controle. Eles também ajudam na hora de acompanhar os juros e entender como pequenas diferenças ao longo do tempo podem influenciar no valor final de um financiamento”, afirma o educador financeiro Ricardo Pereira.

simulador-de-financiamento

Para fazer a simulação você deve se informar em relação ao carro que quer comprar. Foto: iStock, by Getty Images

Como funcionam os simuladores de financiamento?

Caso esteja decidido a comprar um carro e optou por financiá-lo, o primeira etapa que você irá ser submetido é a análise de crédito. Assim como em qualquer outro financiamento, é necessário antes ver seus registros de pagador e quanto da sua renda pode ser comprometida no pagamento das parcelas. Caso sua situação esteja toda regularizada, a liberação do pagamento, dependendo da instituição, pode sair no mesmo dia.

Para simular o financiamento do seu veículo, você precisa informar alguns dados a respeito do carro que você deseja adquirir: marca, modelo, ano de fabricação, combustível, valor do veículo, valor de entrada, número de parcelas. Esse último varia de acordo com o ano do automóvel.

O Custo Efetivo Total  (CET) e a taxa efetiva de juros variam de acordo com os valores, prazos e demais condições escolhidas por você.

Cuidados que devem ser tomados antes de realizar um financiamento

“As pessoas precisam analisar se o valor da receita (salário) que recebem no mês irá suprir suas despesas fixas, o valor do financiamento e a reserva financeira. Cuidado na hora de fechar a negociação. Muitos simuladores não possuem as taxas administrativas embutidas nas parcelas”, aconselha a assessora financeira da REORG Gestão Financeira Ana Paula Pavanatti.

Ana Paula adverte também para que o cliente verifique se o valor total pago das parcelas do financiamento não será superior ao valor total do carro. Lembrando que o veículo possui desvalorização do mercado. Além disso, leve em conta também os gastos futuros com gasolina, manutenção, seguro e o licenciamento anual.

“Na compra do veículo existem três opções de operações para parcelamentos: CDC, Leasing e Consórcio. Analise qual deles é melhor para o seu perfil de consumidor e sempre pesquise as taxas de juros do mercado”, lembra Ana Paula.

Assistência Casa e Auto

Após utilizar o simulador de financiamento e comprar o seu carro, é fundamental estar prevenido para qualquer situação que envolva o veículo. Com o Vivo Assistência Casa e Auto você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta chaveiro e socorro mecânico para seu carro

Gostou das dicas para simulador de financiamento? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro