Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como usar um simulador de consumo de energia elétrica

A- A+

Com a chegada do inverno e dos dias mais frios, a conta de luz tende a aumentar. O uso do aquecedor e do chuveiro com a temperatura mais quente, por exemplo, estão entre os principais fatores que contribuem para o peso no bolso. Uma boa maneira de controlar os excessos é utilizar um simulador de consumo de energia elétrica.

Esse serviço permite estimar o gasto de luz em uma residência. Com a ferramenta, é possível avaliar em que categoria ocorre maior desperdício de consumo, ajudando os clientes com o planejamento dos gastos nas suas casas.

Troca de lâmpada após usar simulador de consumo de energia elétrica

Com dados do simulador, é possível adotar melhores medidas de economia de luz. Foto: iStock, Getty Images

Simulador de consumo de energia elétrica: como usar

O primeiro passo é verificar em sua região se a concessionária que leva luz até a sua casa oferece esse tipo de ferramenta. Consumidores que residem em São Paulo, por exemplo, já podem utilizar um simulador de consumo de energia elétrica.

E são dois tipos diferentes. O primeiro é desenvolvido pela Secretaria de Energia e, para ser utilizado, é preciso baixar um arquivo em formato Excel. Para isso, basta ter em mãos a conta de luz para verificar o valor da tarifa residencial de baixa tensão cobrada pela concessionária que atende a região.

Para preencher o arquivo, no campo Tarifa, deve ser colocado o valor que aparece na fatura. Em seguida, especifique a quantidade de aparelhos, o número de dias no mês em que os utilizas e por quantas horas. Os aparelhos mais comuns estão listados com os seus valores de potência em watts.

O simulador de consumo de energia elétrica apresenta um cálculo sem encargos e tributos, mas já é possível ter uma previsão bem aproximada do valor que será cobrado.

Outra opção aos paulistas é disponibilizada online pela AES Eletropaulo, que pode ser acessada no site Consumo Mais Inteligente. Na ferramenta, é possível selecionar cada aparelho e informar a quantidade, potência, frequência e tempo que, geralmente, os equipamentos são utilizados.

Esse simulador calcula automaticamente o valor aproximado da conta de energia, incluindo os impostos. Ele também aponta o consumo de energia de aparelhos que ficam na área externa de uma casa, como freezer, churrasqueira e itens da lavanderia.

Como economizar energia elétrica

O simulador de consumo de energia elétrica é um ótimo aliado para quem quer planejar os gastos com a conta de luz, além de ajudar a identificar onde é possível economizar e evitar desperdícios.

Mas além da ferramenta, outras medidas básicas podem ser adotadas para poupar energia no dia a dia. Elas vão desde aqueles cuidados mais simples, como desligar as luzes quando sair de um cômodo, até truques como colocar sensores nas áreas externas para que as luzes fiquem acessas quando realmente necessário.

Outras dicas incluem diminuir o tempo no banho, utilizar o máximo de luz solar durante o dia, desligar da tomada os aparelhos que ficam em modo de espera e deixar a geladeira na potência mínima, já que no inverno ela não precisa funcionar em força máxima.

Você vai se interessar por:

 

E você, já simula o consumo de energia elétrica na sua casa? Deixe seu comentário!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
queda do dólar
vale a pena economizar
viajar para a China
viajar para a Tailândia