Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como usar o LinkedIn para conquistar o emprego dos sonhos

A- A+

Com a faculdade chegando ao fim, você entra em um momento crucial: se ainda não atua na área profissional escolhida, está na hora de ir em busca do seu emprego dos sonhos. Se você é uma pessoa antenada, já sabe que pode contar com o auxílio das redes sociais nesse desafio. Saiba como usar o LinkedIn para chamar a atenção dos recrutadores positivamente e chegar mais perto do seu objetivo.

Como usar o Linkedin no celular

No LinkedIn, também não vale acrescentar ao perfil informações falsas. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o LinkedIn como seu aliado

Você pode ter seu perfil no Facebook, no Instagram e em outras redes sociais, mas preciso saber como usar o LinkedIn para conquistar o emprego que deseja. E a primeira dica é entendê-lo como um canal diferente dos demais. “Ele é uma forma de networking profissional, mas exige maior cuidado quando cadastrar seu perfil. Ele é sua vitrine”, lembra Márcia Morais, consultora em RH com atuação nacional.

Mesmo para as outras redes, já existem recomendações sobre o que postar, como cuidados quanto a comentários que possam ser vistos como preconceituosos ou fotos que demonstrem excessos.

Para usar o LinkedIn a seu favor, Márcia Morais diz que o ideal é criar um perfil adequado e atraente, lembrando que a rede inclui não apenas vagas de emprego. “Existem artigos de todas as áreas e grupos específicos. Aproveite para explorar esse mundo de conhecimentos”, recomenda.

5 dicas para usar o LinkedIn

  1. Escolha uma foto de rosto. Pode estar sorrindo, mas não vale recortar foto de festa e nem de corpo inteiro. O mais importante é você ser visto e passar uma boa impressão. Nada de muita produção.
  2. Coloque somente as empresas que realmente trabalhou. Em uma rede como essa, todos acabam se esbarrando, então, não corra o risco de ser pego em um mal entendido.
  3. As competências descritas devem ser as mais relevantes e de seu maior domínio, assim como os idiomas.
  4. Procure acrescentar profissionais que admira, colegas de trabalho e de aula, professores e siga empresas compatíveis com seus interesses.
  5. Para ter um perfil visto, você precisa ver também. Reserve um tempo do seu dia para se conectar na rede e compartilhe o máximo que puder.

Você vai se interessar por:

Procurando emprego? Saiba como se comportar em uma entrevista

Comportamento nas redes sociais podem afetar busca por emprego

Veja o que não fazer em uma entrevista de emprego

Direcione o foco para a sua área

Os conteúdos que você compartilhar devem estar adequados à sua área profissional ou que sejam artigos gerais sobre o mundo corporativo, por exemplo. Evite assuntos que fujam do tema da rede.

Depois de descobrir como usar o LinkedIn como currículo online, você pode começar a usá-lo também para fazer contatos. É possível entrar em grupos de interesse comum e discutir assuntos da área, indicar temas e informar-se sobre artigos, congressos e eventos, além de vagas e processos seletivos em aberto.

Se você encontrou alguém que já trabalhou com você e acha que ela poderia dar um bom testemunho sobre seu trabalho, a rede permite que você peça recomendações. Elas ficarão visíveis aos recrutadores, que poderão confirmar informações e saber mais sobre você. Além disso, a rede oferece o recurso opcional de contratação de uma versão premium com maior visualização.

 

Aprendeu como usar o LinkedIn a seu favor? Deixe seu comentário.

vale a pena pedir demissão
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
trabalho temporario no canadá
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
profissões inusitadas e alternativas