Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como usar fone de ouvido para que ele dure mais tempo

A- A+

Plugar um fone de ouvido no seu smartphone é fácil. Selecionar a sua música favorita, também. Mas sem dar atenção a esse acessório, sua vida útil encurta, podendo falhar ou mesmo estragar por completo. Para evitar esse tipo de situação, tem como usar fone de ouvido adotando cuidados especiais, de forma que ele dure mais tempo.

Homem sabe como usar fone de ouvido

Não apenas ao usar, mas também ao guardar o fone, é preciso adotar cuidados. Foto: iStock, Getty Images

Como usar fone de ouvido: 5 dicas

Algumas medidas simples na hora do uso, manuseio e na forma de guardar o fone podem fazer toda a diferença e aumentar sua durabilidade. Confira cinco boas dicas:

1. Atenção na hora de guardar

Assim como usar fone de ouvido, guardá-lo também exige cuidados. Uma das principais causas para o acessório durar pouco é a forma como ele é enrolado, que pode acabar danificando o fio.

A maioria das pessoas guarda no bolso ou na mochila de qualquer jeito, o que cria nós e pode quebrar o fio, prejudicando a qualidade do som.

Para evitar que isso aconteça, é preciso enrolar o fone com cuidado, de forma que ele fique no formato de um arco. Uma dica é utilizar um acessório chamado de organizador de fone de ouvido, que serve para enrolar o fio em volta e garante que ele não crie nós ou se quebre.

2. Não deixe o acessório por aí

Em muitos casos, o fone de ouvido não é guardado para ser transportado, mas sim deixado em algum lugar que sempre é usado, como em cima da mesa do escritório. Apesar de isso garantir que o fio não se enrole, é preciso ter cuidado para não deixá-lo exposto ao sol ou ao calor, pois isso pode ressecá-lo.

Também é importante não deixar objetos pesados em cima, como um notebook ou aparelho de som, que também podem quebrar ou danificar o fio.

3. Cuidado ao desconectar

A ação de conectar e desconectar o fone de ouvido do celular, notebook ou outros aparelhos deve ser feita com cuidado. Nunca o puxe diretamente pelo fio, mas sim pela área resistente próxima ao conector, e sempre no sentido reto.

Você vai se interessar por:

4. Escolha uma marca de confiança

Além de saber como usar fone de ouvido corretamente, uma dica importante para que o acessório dure bastante tempo é optar por um modelo de qualidade. As marcas mais baratas geralmente são mais frágeis e acabam estragando rápido, enquanto o modelo de uma marca de confiança possui uma estrutura mais forte.

5. Limpe o acessório

Agora que você já sabe como usar fone de ouvido, é preciso aprender também como limpá-lo. A oleosidade natural do corpo, a cera produzida pelo ouvido e até mesmo a poeira do ambiente afetam tanto o aspecto estético quanto o desempenho do aparelho, exigindo hábitos de limpeza periódica.

Para limpar as almofadas e as saídas de som, é indicado utilizar um pano levemente úmido, esfregando-o com movimentos suaves. Retire proteções de silicone ou qualquer outro compartimento que possa haver, para limpar tudo. Após, deixe o fone repousando durante algum tempo até que todos os itens estejam bem secos.

 

Gostou das dicas para seu fone de ouvido durar mais? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria