Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como um navegador otimizado ajuda a lidar com conexão lenta

A- A+

Diversos fatores podem deixar a sua internet mais devagar. Questões geográficas, vírus, muitos usuários utilizando a rede ao mesmo são alguns dos casos que podem deixar a sua conexão lenta. Um segundo navegador otimizado pode ser uma saída para enfrentar esse tipo de problema. Confira algumas dicas para melhorar sua navegação.

Escolhendo o navegador

O primeiro passo que você precisa fazer é escolher qual navegador você vai usar como o seu secundário. O site de tecnologia americano Lifehacker recomenda o Opera, devido às suas configurações e, principalmente, pelo recurso Opera Turbo, que é ideal para navegação em conexões lentas.

Você pode optar, também, por outro navegador, como o Chrome e o Firefox, por exemplo. Caso escolha o segundo, é possível utilizá-lo como navegador principal e também como secundário, através da configuração de múltiplos perfis.

seudinheiro-conexao-lenta

Um segundo navegador otimizado pode ser uma saída para enfrentar o problema. Foto: iStock, by Getty Images

O Lifehacker não recomenda o uso do Chrome como navegador secundário, pois muitas tarefas são mais difíceis ou mesmo impossíveis de executar nele. Segundo o site, ele pode funcionar muito bem com um primário, mas sua falta de personalização dificulta ser utilizado com secundário.

Cuidado na hora de escolher sua página inicial

Muitas pessoas preferem usar páginas da suas redes sociais, como Facebook ou Twitter, e até mesmo o Google como substitutas para os padrões de nova aba e página inicial. Apesar de prático e funcional com uma internet boa, pode ser um trabalho desnecessário para o seu navegador em uma conexão lenta.

É recomendável configurar a página inicial para a about:blank, que é a URL para uma página vazia, em branco.

Na hora de abrir abas novas, o Opera armazena tudo localmente. O Chrome também, mas o Firefox não tem nada pronto neste sentido. Você pode configurar para about:blank também, ou usar uma extensão como a Speed Dial se realmente quiser os atalhos.

Aumentar o cache combate a conexão lenta

Quando você visita sites no seu computador, o navegador faz download da página inteira e a armazena em um local da memória chamado cache. Quando acessada de novo a mesma página, o navegador consegue buscar desse cache em vez de baixar novamente. Isso torna o carregamento da página mais rápido, e a sua conexão é menos utilizada.

Caso você esteja em uma rede lenta, aumentar o tamanho do cache pode ajudar — o seu navegador vai guardar mais dados localmente.

Para fazer isso no Opera, é preciso ir em Ferramentas (Windows)/Opera (Mac) > Preferências, clique na aba Avançado, vá para o Histórico na barra lateral e aumente o tamanho do Cache em Disco. Já no Firefox, vá para Preferências > Avançado, Rede e marque a opção “Sobrepor gerenciamento automático de cache” para especificar o seu próprio tamanho de cache.

Esse processo exige experimentação, pois se você aumentar demais o cache torna o navegador naturalmente mais lento.

Desabilite atualizações automáticas

Atualmente, já virou prática comum para a maioria dos navegadores fazer suas atualizações em background. É extremamente conveniente na maior parte do tempo, mas quando você está em uma conexão lenta, as atualizações automáticas podem diminuir ainda mais a sua velocidade e lhe tomar um tempo precioso..

Para desabilitar estas atualizações silenciosas no Opera, acesse a aba Preferências > Avançado > seção Segurança na barra lateral e mude a opção “Atualização Automática” para “Notifique-me”.

No Firefox, vá para Preferências > Avançado e sob “Quando o Firefox encontrar atualizações”, escolha “Notifique-me”. Dessa forma, o seu navegador vai continuar lhe avisando quando houver uma atualização para ele, mas não vai fazer o download e a instalação sem o seu consentimento. Usuários do Chrome precisam passar por um processo mais complicado para desabilitar as atualizações automáticas.

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas para conexão lenta? Compartilhe!

memória ou processador
celular 2g 3g ou 4g
comprar um notebook barato
EliteBook 1030
roteadores wifi potentes
quanto custa fazer um aplicativo