Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como transformar as vagas temporárias em um emprego fixo

A- A+

Se o fim de ano costuma ser um alento para quem está desempregado, em 2015, o cenário deve ser menos animador. De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, nove em cada dez empresários não pretendem abrir vagas temporárias.

Mesmo com o número reduzido de novos postos de trabalho, vale a pena ficar atento às oportunidades que o mercado ainda pode oferecer. Com uma boa atuação nesse período, é possível transformar o que era temporário em um emprego fixo.

Nove em cada dez empresários não pretendem abrir vagas temporárias.

Comprometimento é essencial para tornar fixa uma vaga temporária. Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas

Como conquistar vagas temporárias

Mesmo que os próximos meses não prometam o mesmo volume de contratações de anos anteriores, o número de vagas temporárias disponíveis ainda deve ser maior do que ao longo de outros períodos. E isso significa oportunidade.

Em geral, as admissões de fim de ano começam ainda entre setembro e outubro. Mas em razão da incerteza sobre o movimento nas lojas, a maioria dos empresários tem adiado a decisão. Assim, vale ficar atento e estar pronto para se candidatar a entrevistas.

A dica de Ana Beatriz Tartuce, consultora da Toolssearch, que já tratou da contratação de mais de 10 mil vendedores para redes de loja, é passar a impressão certa desde o primeiro momento, o que depende da vaga e da posição que se deseja ocupar.

“Estar luxuosa demais para comércio popular pode ter efeito contrário. Já se a loja é de luxo, não precisa exagerar em nada”, exemplifica a consultora.

Vagas temporárias que viram emprego fixo

Depois de conquistar a vaga, o próximo passo é garantir que ela possa se transformar em mais do que um período passageiro.

Para Juliet Bombassaro, diretora da Zeit Recursos Humanos, muitas oportunidades de emprego fixo surgem depois da inserção na empresa, a partir do comprometimento que o trabalhador mostra. Ou seja, vale vestir a camisa e mostrar o seu melhor nos meses de contrato.

Ela ensina cinco atitudes básicas que podem ajudar, e muito, a alcançar o seu objetivo:

– Ser flexível para adaptação em diferentes atividades

– Demonstrar proatividade na rotina de trabalho

– Ter iniciativa na hora de resolver problemas

– Buscar soluções alternativas que possam ajudar a oferecer mais eficiência e retorno financeiro à empresa

– Não esquecer da pontualidade.

Somadas, essas cinco características mostram que você pode ser o profissional certo para tornar a empresa ainda melhor e que também não falta disposição para novos desafios.

Você vai se interessar por:

Esteja pronto para as oportunidades

Se você está em busca de um emprego, não vai perder uma oportunidade por ficar sem saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas para aproveitar oportunidades em vagas temporárias? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
Qualidade de vida no trabalho
Benefícios que o desempregado tem direito
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Nome sujo impede contratação
Avaliando a antecipação do 13º salário nas férias