Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como tornar o dia mais produtivo na sua empresa

A- A+

Por vezes, uma empresa tem uma equipe que trabalha muito, mas parece que os resultados não correspondem a tantas horas dedicadas. É como se, apesar de tanto esforço, o rendimento ficasse aquém do necessário. Esse sintoma tem a ver com produtividade e a otimização do tempo. Mas como tornar o dia mais produtivo no seu negócio?

Eles sabem como tornar o dia mais produtivo

Envolvimento de toda equipe, discutindo erros e acertos, é essencial para o negócio. Foto: iStock, Getty Images

Como tornar o dia mais produtivo

Se você sente que a sua empresa está em ritmo acelerado, mas com poucos resultados, precisa aprender como tornar o dia mais produtivo entre os colaboradores. Para isso, confira as dicas de Christian Barbosa, CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo

1. Tenha objetivos claros

O primeiro ponto para tornar o dia mais produtivo é ter clareza nos seus objetivos. Afinal, quem não sabe qual é o caminho certo a ser seguido, acaba se perdendo. Segundo Barbosa, esse sintoma fica ainda mais claro quando as pessoas necessitam estabelecer prioridades. “Tudo fica urgente e elas não sabem, ao certo, o que fazer”, diz.

Por isso, é preciso entender claramente o que deve ser feito, por exemplo, qual é a entrega do dia, mês, semana ou até mesmo semestre. Só é possível definir prioridades quando se tem em mente o que deve ser feito.

2. Use indicadores

Você, assim como qualquer pessoa, gosta de saber se está melhorando. Por isso, não basta apenas ter metas. De acordo com o especialista, esse é um dos grandes erros que as empresas cometem, pois elas criam objetivos, comunicam a equipe e depois não dão nenhum tipo de retorno em relação ao trabalho.

Uma dica é usar um Indicador Chave de Performance, conhecido por KPI (Key Performance Indicator), que pode ser criado com base no número de vendas que a empresa realiza, no volume de horas extras ou no progresso de um projeto ao longo da semana.

3. Adote uma ferramenta de gestão

Ferramentas de gestão viabilizam a organização do trabalho, o que permite a discussão de prioridades reais e possibilita o mapeamento de indicadores.

Ao visualizar tudo o que está acontecendo ao longo de um período, você consegue ter mais liderança em suas mãos e, consequentemente, a sua performance melhora, pois aprende a gerenciar melhor suas atividades.

4. Crie padrões de comunicação

Tenha padrões, seja para delegar tarefas internamente, para comunicar mudanças no projeto ou sempre que precisar acionar seus funcionários e colegas.

Caso você não se sinta à vontade para desempenhar essa tarefa, contrate um profissional responsável para isso. Dessa forma, é possível facilitar a comunicação e o processo de gestão.

5. Envolva sua equipe

Não basta só você tornar seu dia mais produtivo se a sua equipe de trabalho não começa a render da mesma forma. Por isso, é importante ter uma estratégia para ajudar os colaboradores a aprenderem com os erros e serem parabenizadas pelos acertos.

“As pessoas gostam de feedback, por isso, no momento que é identificado um erro, é preciso conversar com o profissional e corrigi-lo. Agora, quando ele está certo, é preciso parabenizar ou recompensar de alguma forma para que se sinta parte do processo”, finaliza Barbosa.

Você vai se interessar por:

 

Aprendeu como tornar o dia mais produtivo na empresa? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria