Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como será o dinheiro do futuro?

A- A+

Você que compra muito pela internet, principalmente, deve perceber que, cada vez mais, as moedas e as notas estão sendo substituídas por outras formas de pagamento, como os cartões de débito e crédito, por exemplo. Mas como deve ser o dinheiro do futuro? Confira algumas tendências de dinheiro do futuro.

Moedas Virtuais

A mais conhecidas delas é a Bitcoin. No entanto, existem muitas outras. As moedas virtuais são sistemas que funcionam através de algoritmos criptografados. Elas podem ser usadas por qualquer um que tenha um computador que rode o programa gratuito e aberto e que processe estes algoritmos matemáticos.

Para ter acesso a essas moedas, você precisa criar uma carteira digital e acessar sites de casas de câmbio virtuais. Assim como o dinheiro tradicional, o mercado de Bitcoins também é baseado na confiança.

Worldcoin, Peercoin, Litecoin são alguns outros exemplos de moedas virtuais. Estima-se que exista mais de 100 criptomoedas diferentes no mundo.

dinheiro-do-futuro

Várias formas de dinheiro podem ser criadas nos próximos tempos. Foto: iStock, by Getty Images

Cartões de Créditos mais Tecnológicos

Desde que foram criados, os cartões de crédito sofreram mudanças sensíveis na sua composição, principalmente no quesito segurança. Visando melhorar esse aspecto, surgem, ao redor do mundo, alternativas de soluções para esse problema.

Os cartões com display integrado, também chamado de cartão interativo, já estão no mercado há 5 anos, no entanto, estão disponíveis em poucos países. O modelo é equipado com uma espécie de mini-computador, que possui uma tela LCD e um teclado digital, que gera senhas distintas a cada vez que você for utilizá-lo.

A companhia norte-americana Dynamics lançou um cartão sob demanda. Ele vem com hardware integrado e o usuário deve digitar uma senha em um teclado integrado. A fita magnética só será gerada e a transação, concluída se a senha digitada estiver disponível.

Outro modelo de dinheiro do futuro são os cartões com autenticação biométrica integrada. Presente na maioria dos caixas eletrônicos, o scanner de impressões digital está sendo testado pela companhia norueguesa Zwipe em parceria com a Mastercard. Seria o fim das senhas numéricas.

Dispositivos móveis

Segundo estudo da consultoria norte americana Pew Research, os tablets e os smarphones irão ultrapassar o dinheiro e o cartão como o principal forma de pagamento até 2020. A maioria dos bancos já disponibiliza aplicativos para realizar suas transações via aparelhos móveis.

O Vivo Zuum é um exemplo de dinheiro do futuro, que você já pode desfrutar no presente. Com ele, você consegue fazer todas as operações pelo celular. Faça depósitos, consulte seu saldo, pague contas, recarregue o seu celular e realize transferências, sem filas e no conforto da sua casa.

Além dessas operações, com o seu cartão pré-pago Zumm, você consegue sacar em qualquer caixa eletrônico da Rede Cirrus e comprar em mais de 1,8 milhões de lojas. Clientes de qualquer operadora podem ter o Vivo Zuum. Basta baixar o aplicativo e se cadastrar.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de dinheiro do futuro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito