Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como ser uma empresa sustentável: 6 dicas para o seu negócio

A- A+

Você é um cidadão consciente, mas não sabe como implantar tal comportamento em seu negócio? Engana-se quem pensa que é preciso realizar grandes modificações estruturais para dar uma cara mais verde ao projeto, falando do ponto de vista ambiental. É possível aprender como ser uma empresa sustentável com mudanças de hábitos e alterações pontuais no dia a dia corporativo.

Aprendendo como ser uma empresa sustentável

Empresas sustentáveis poupam recursos e valorizam bem-estar de colaboradores. Foto: iStock, Getty Images

Como ser uma empresa sustentável

Quer entender como ser uma empresa sustentável? Confira a seguir seis dicas simples para tornar o seu negócio amigo do meio ambiente.

1. Revise o sistema de iluminação

Quanto menos energia a sua empresa consumir, mais sustentável e ecologicamente correta ela será. Invista em lâmpadas fluorescentes e de LED, e utilize tons claros nas paredes, para realçar a luz. Além disso, também é recomendável aproveitar ao máximo a luz natural.

2. Elimine o papel e evite o desperdício

Quantos processos da sua empresa são documentados em papel, quando poderiam ficar registrados eletronicamente? Faça da política de não uso de papel um mantra entre os funcionários, e imprima apenas o que realmente tem importância.

3. Valorize transportes alternativos

Você já parou para pensar que há funcionários que se deslocam até a empresa de carro ou ônibus pela falta de um bicicletário e vestiário apropriado? Conceda os recursos para quem desejar pedalar até a empresa, e contribua para diminuir o fluxo de automóveis na cidade.

4. Reutilize a água da chuva

Além de instalar cisternas para realizar atividades como lavar a calçada e regar as plantas, é possível investir em outros mecanismos que evitem o desperdício de água, como torneiras com fechamento automático.

5. Priorize equipamentos de alta eficiência energética

Do ar-condicionado do escritório ao frigobar da cozinha, opte por equipamentos com selo do Inmetro que indiquem a eficiência energética “A”. Esses selos são emitidos pela Anvisa e atestam que os produtos têm baixo consumo de energia elétrica.

6. Premie os funcionários e conceda treinamentos

Você pode criar prêmios internos para valorizar profissionais que se destacam em encontrar maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica ou de água, por exemplo. Além disso, vale a pena pensar em contratar consultorias especializadas para conceder treinamentos. Muitas vezes, sobra boa vontade, mas falta conhecimento.

Você vai se interessar por:

Investir em sustentabilidade vale a pena?

Além de fazer bem para o meio ambiente e ajudar a garantir um futuro melhor para as próximas gerações, o investimento em sustentabilidade também pode trazer benefícios para a imagem da empresa.

Há casos de clientes que aceitam pagar um pouco mais por um produto ou serviço, desde que tenham a garantia de que a empresa da qual estão comprando age de forma ecologicamente correta. A lógica é simples: “Se eu não consigo agir de forma tão sustentável como desejo, vou valorizar quem consegue colocar esse ideal em prática”.

Além disso, os processos sustentáveis estão geralmente relacionados com a cultura da eficiência, do controle de custos e do combate ao desperdício, medidas favoráveis à sobrevivência financeira das empresas no médio e longo prazo.

 

Agora que já sabe como ser uma empresa sustentável, que tal compartilhar essas dicas?

feiras de trocas
como montar uma empresa de cromagem
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise
como abrir uma empresa de coleta de lixo
como abrir uma empresa de reciclagem