Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tenha equilíbrio e descubra como ser um profissional de sucesso

A- A+

Quando se está iniciando na carreira, é natural que sonhos sejam alimentados. Todos queremos reconhecimento e, se possível, uma boa remuneração. Essas são marcas desejadas por quem, no dia a dia, busca aprender como ser um profissional de sucesso.

Nesse caminho, erros e acertos fazem parte do jogo, mas como alcançar um diferencial em meio à concorrência? Entenda as mudanças pelas quais o mercado de trabalho vem passando e melhore as chances de realizar suas metas e objetivos.

Há modelos que funcionavam antes mas já não garantem mais o lugar e muito menos o topo de uma carreira.

O legado que você deixa por onde passa é cada vez mais valorizado pelo mercado. Foto: iStock, Getty Images

Como ser um profissional de sucesso

O mercado está cada vez mais competitivo e você precisa descobrir como ser um profissional de sucesso sem apostar em velhas fórmulas. Há modelos que funcionavam bem antes, mas que já não garantem mais o lugar e muito menos o topo de uma carreira. Mas o que é preciso para chegar ao lugar que você tanto almeja?

Para o consultor de carreiras e CEO da Produtive Rafael Souto, o profissional hoje é hiperespecializado e a primeira coisa a fazer é buscar uma especialização profunda em sua área. “Hoje, não há generalistas. As carreiras são mais focadas e os profissionais extremamente especializados”, observa.

O segundo item para chamar a atenção de uma empresa é o investimento acadêmico. “Atualmente, os executivos perceberam que não basta o conhecimento prático, eles descobriram que a chave é o equilíbrio e eles estão investindo nesse conhecimento”, diz Souto.

O terceiro ponto é a visão sistêmica. O profissional deve manter-se focado, mas também informado do que acontece à sua volta, ter uma visão do todo da empresa e não apenas da sua área.

Tenha atitude de dono

De acordo com Souto, uma atitude que é muito valorizada é o tipo de comportamento que chama de “atitude de dono” por parte de quem quer crescer. “É uma espécie de intraempreendedorismo. A pessoa age como acionista, entende para onde a empresa vai e se posiciona de forma produtiva”, explica o CEO.

Entre os diferenciais de anos atrás para hoje, o consultor chama atenção para o momento de mudança profissional, especialmente quando ele decide deixar a empresa. “Hoje, é preciso deixar um legado, ter resultados, histórias para contar dentro daquele lugar”, relata.

O profissional já não sai do emprego por qualquer razão. Ele só sai após um ciclo consistente de trabalho e inclui suas realizações no currículo. “Muitas vezes, a pessoa fica horas tentando dizer o que fazia, mas o que realmente se quer saber é quais foram os seus resultados naquele lugar”, explica Souto.

Você vai se interessar por:

Motivação profissional: Reconhecimento contribui para o sucesso

Sucesso pessoal e profissional estão interligados: veja por quê

Conheça atitudes de quem conquistou sucesso na vida e se inspire

Também não é possível acomodar-se na formação já conquistada. “É preciso atualização e questionamento constantes. As mudanças acontecem com uma velocidade muito grande, por isso, mantenha-se atualizado”, recomenda. Ele alerta, no entanto, para a busca de cursos e professores bem referenciados no mercado, especialmente MBAs.

O consultor detaca que algumas questões, no entanto, não mudam. “Ninguém faz nada sozinho e é preciso ter espírito de grupo, de equipe, para crescer. Essa ainda é uma habilidade muito valorizada”, aponta Souto. Outra dica do consultor é manter sempre a rede de contatos atualizada.

 

E você, já sabe como ser um profissional de sucesso? Deixe seu comentário.

o que são benefícios assistenciais
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado