Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como seguir trabalhando após pendurar as chuteiras

A- A+

Se você já está finalizando a papelada para a aposentadoria, mas não gosta da ideia de pendurar as chuteiras de vez, saiba que não é preciso parar de trabalhar. Se tem disposição para continuar em campo, ainda pode fazer muitos gols. Ou, quem sabe, treinar o time.

Um balanço realizado pela Previdência Social mostrou que, no ano de 2010, 30% dos aposentados preferiam continuar na ativa. Com a qualidade de vida que os mais experientes têm hoje, a estatística não surpreende.

Homem não para de trabalhar ao pendurar as chuteiras

Serviços de consultoria são opção para repassar os conhecimentos profissionais. Foto: Shutterstock

Onde trabalhar após pendurar as chuteiras

Quer seguir trabalhando depois de pendurar as chuteiras? Veja opções que você têm a disposição para se manter ativo na vida profissional.

Consultoria

Se você pretende seguir na sua área de atuação, uma das grandes vantagens de ser um profissional sênior é a sua experiência. Que tal repassar seu conhecimento aos mais jovens? Além de ficar na ativa, você pode ter boa remuneração, sem contar o prazer de ensinar aos profissionais que irão exercer sua ocupação no futuro.

Franquia

Se você pode mexer em uma parte do seu patrimônio sem alterá-lo, uma opção interessante á a franquia, ou ainda a microfranquia (a diferença fica no porte e no valor do empreendimento). A vantagem desse modelo de negócios é que ele já tem uma “receita de bolo”, um projeto e um padrão a ser seguido.

Outro benefício é que, mesmo que escolha uma área na qual não tem experiência, a marca oferece um suporte aos franquiados. Hoje em dia, com a expansão desse ramo, há franquias nos mais variados segmentos – desde pequenos serviços residenciais, lojas de vestuário e até casas de festas.

Permanecer no mesmo local

Caso você trabalhe de carteira assinada, a possibilidade de permanecer na mesma empresa é grande. Se é isso que você quer, converse com os responsáveis a esse respeito. Uma alternativa interessante é manter as atividades, porém com carga horária reduzida.

Focar na terceira idade

Não há dúvida de que os mais experientes estão aproveitando muito mais a vida – com o devido merecimento, claro. Se você entende as necessidades e as preferências dessa geração, porque não abrir um negócio com foco nesse público?

Atualmente, quase todos os segmentos possuem uma área somente voltada à terceira idade, desde empresas especializadas em crédito até agências de viagem. Afinal, esse público que já não costuma ter tantas preocupações, carece de pessoas especializadas para ajudar nas suas realizações.

Faça o que ama

Talvez não seja o seu caso, mas muitas pessoas trabalharam a vida toda em uma atividade que não gostavam. Por isso, ao pendurar as chuteiras, procure algo que aprecie muito fazer. Talvez até algum hobby possa se tornar uma fonte de renda. Ainda assim, reduzir a jornada de trabalho é importante.

Prepare-se

Principalmente se você optar por abrir um negócio, é importante estar precavido contra imprevistos. Afinal, não há garantias de sucesso para ninguém. Por isso, os especialistas são unânimes ao afirmar que não se deve mexer em uma fatia significativa do patrimônio.

Você vai se interessar por:

Segurança financeira para você e a família

Uma das maiores preocupações de qualquer chefe de família é com o bem-estar de seus familiares. Por isso, um seguro de vida é uma excelente alternativa para garantir a tranquilidade. O Seguro Vida Plus, da Vivo, prevê indenização por morte natural e acidental, e ainda benefícios adicionais como a Assistência Funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

E você? O que pretende fazer ao pendurar as chuteiras? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade
melhor lugar para trabalhar
aporte em previdência privada