Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como saber se a quilometragem do carro foi adulterada

A- A+

Comprar um carro de segunda mão é garantia de conseguir preços mais baixos, mas também costuma gerar insegurança por parte do comprador. Além de itens como a procedência e o estado interno das peças, há ainda o risco de se deparar com a quilometragem adulterada.

Afinal, o número de quilômetros rodados é uma das principais preocupações na hora de adquirir um usado. Para ter certeza de que o hodômetro não foi adulterado, a dica do diretor da Bráulio Veículos e Consultoria, Bráulio Brum Neto é recorrer às ferramentas que denunciam esse tipo de violação.

Como identificar a quilometragem adulterada

Realizar uma avaliação detalhada do veículo é o primeiro passo para evitar um mau negócio. Tenha atenção ao estado interno e externo do carro e compare com a quilometragem mostrada. Pedais desgastados em excesso ou mesmo bancos que sofreram com manchas por conta do sol podem indicar que há algo errado.

Mesmo quando tudo parece certo, a dica é solicitar o manual do proprietário. É ele que vai informar o histórico de manutenção, que revisões foram feitas, assim como as datas e a quilometragem apresentada no momento. Se os dados não estiverem presentes, desconfie.

Outra opção é levar o veículo até um mecânico de confiança e pedir para que ele utilize um aparelho de diagnóstico eletrônico, também conhecido como scanner. Mesmo que o hodômetro tenha sido adulterado, o equipamento consegue identificar o número original de quilômetros rodados.

Quilometragem alterada pode ser um grande problema. Foto: iStock, by Getty Images

Compare o estado de conservação do carro com a quilometragem apresentada e evite um mau negócio. Foto: iStock, Getty Images

Exija os seus direitos quando a quilometragem for adulterada

Descobriu que levou para casa um carro com a quilometragem alterada? O primeiro passo é buscar o Procon da sua cidade e realizar uma denúncia formal. De acordo com a legislação, adulterar o hodômetro é considerado um crime de estelionato. Ou seja, uma fraude genérica com o objetivo de obter vantagem sobre o prejuízo de outra pessoa.

Esta fraude pode ser enquadrada no artigo 66 da Lei 8078/1990, que rege os direitos do consumidor. A pena prevista é de três meses a um ano e multa para quem fizer afirmação falsa ou enganosa.

Assistência em emergências

Depois de garantir a melhor compra, também é importante contar com praticidade para os momentos em que os imprevistos aparecem. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

 

Gostou das dicas para verificar a quilometragem do carro? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro