Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como saber se pendrive é original: atenção a 4 dicas sobre o produto

A- A+

Na atual era tecnológica, o armazenamento em nuvem vem ganhando espaço frente os dispositivos de conexão USB, ainda que estes sejam pequenos e fáceis de transportar. Mas por não dependerem de conexão à internet, os acessórios se tornam uma opção muito válida para transferência de arquivos. Por isso, cuidados na compra são importantes: com atenção ao produto, tem como saber se pendrive é original.

Mulher se pergunta como saber se pendrive é original

Pendrives falsificados podem queimar e ficar inutilizados logo no primeiro uso. Foto: iStock, Getty Images

Como saber se pendrive é original

Antes de aprender como saber se pendrive é original, é importante que você entenda os riscos que corre ao comprar um dispositivo falso.

O primeiro deles está relacionado aos próprios arquivos. Quando um espaço de armazenamento não é formatado da maneira correta, ele não dará estabilidade aos arquivos, que podem ser corrompidos e perdidos de maneira irreversível.

Outro dos riscos está na perda do investimento. Um pendrive falso, sem a construção e as configurações corretas, pode queimar facilmente e ser inutilizado na primeira tentativa de uso.

Por mais barato que possa parecer, esses produtos não são escolhas válidas. Procure saber se o pendrive é original, seguindo as quatro dicas abaixo:

Embalagem

Desconfie de um produto sem embalagem ou que esteja em uma caixa diferente daquela que corresponde à suposta marca dele. O primeiro passo para saber se um pendrive é original é observar o invólucro. As cores, a logomarca, as inscrições, códigos do dispositivo e símbolos das certificações pelas quais passou, como a do Inmetro.

Tecnologia

Algumas marcas, como a Kingston, optam por instalar tecnologias de identificação instantânea sobre a originalidade do produto, à exemplo das marcas d’água das notas de real. Em determinados pendrives da empresa, é possível encontrar rótulos que trocam de cor – do verde oliva para o rosa – ou revelam a letra K conforme a movimentação do objeto contra a luz.

Código

Também é possível saber se pendrive é original através das informações que estão impressas nele. Alguns modelos possuem códigos de identificação e o espaço de armazenamento do dispositivo inscritos na parte metálica, que se conecta ao computador ou outros receptores. Se isso não acontecer, procure os dados no restante do corpo do pendrive. Se não encontrar, desconfie.

Loja

Ainda assim, a forma mais indicada por empresas como Kingston e SanDisk para garantir a segurança da compra é escolher lojas autorizadas e vinculadas às marcas. Estabelecimentos de confiança são aqueles em que o fabricante atesta a veracidade do produto e podem ser encontrados em listas nos sites das marcas.

A escolha correta

Mas não é só no quesito segurança que se pode fazer uma escolha errada. O espaço disponível para armazenamento, tecnologia e velocidade, além dos recursos existentes fazem toda a diferença na hora de decidir qual o modelo perfeito para você. São as suas necessidades e a interação que será realizada com o dispositivo que determinam essa decisão.

Para quem vai investir em um único dispositivo para várias finalidades, quanto maior for o espaço de armazenamento, melhor. Afinal, se a ideia é manter muitos arquivos, é preciso de bons recursos.

Agora, se você divide os arquivos por áreas em diferentes pendrives, pode ser mais interessante investir em modelos com menos espaço e mecanismos de segurança mais fortes, como a criptografia.

Você vai se interessar por:

Pendrive é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu pendrive original, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para pendrives

Agora já sabe: tem como saber se pendrive é original. Então, que tal compartilhar essas dicas?

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico