Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como saber se o projeto de crowdfunding é confiável?

A- A+

Já ouviu falar em crowdfunding? O termo tem se tornado cada vez mais comum e nada mais é do que uma forma de patrocinar uma ação, campanha ou projeto com o apoio de seu próprio público-alvo.

Em outras palavras, o crowdfunding é uma espécie de financiamento coletivo que consiste na arrecadação de verbas para levar uma ação ou projeto adiante. Shows, filmes, exposições, revistas e livros, campanhas políticas e de filantropia e start-ups já surgiram a partir desse tipo de iniciativa.

Na maioria das vezes, as campanhas de crowdfunding tomam forma na internet, por meio de divulgação em redes sociais e arrecadação através de plataformas especializadas.

crowdfunding

As ações são normalmente disseminadas pela internet. Foto: iStock, by Getty Images

A lógica do crowdfunding é que a ação ou projeto seja levado adiante. Caso a arrecadação não seja suficiente para viabilizar sua realização, os doares devem receber suas cotas de volta. Daí a importância do participante estar ciente sobre a credibilidade da ação/projeto que quer patrocinar e da plataforma utilizada para levantar o financiamento.

Crowdfunding: pesquise sobre os idealizadores dos projetos

O primeiro passo para fazer sua doação e se tornar um dos investidores do projeto por meio de um financiamento coletivo é saber mais sobre a iniciativa. Como as ações de crowdfunding são basicamente disseminadas pela internet, é possível saber mais sobre quem está por trás delas e quais seus objetivos reais.

A seriedade do projeto e de quem o conduz deve ser levada em consideração antes que você faça qualquer tipo de doação. Uma ação de crowdfunding pode ser realizada por uma produtora, uma organização não-governamental ou mesmo um grupo de pessoas e/ou artistas com interesses em comum.

Pesquise o site/blog da ação, se tiver, ou busque mais informações nas páginas de divulgação em redes sociais como Facebook e na própria plataforma utilizada para arrecadação. Perfis no Instagram e Twitter também podem ser um bom caminho para atestar a credibilidade dos realizadores do projeto.

Conheça algumas plataformas de arrecadação de crowdfunding

Ações artísticas, esportistas, culturais e políticas, projetos criativos, empresas e campanhas de solidariedade ganham vida e chegam ao público graças a iniciativas de crowdfunding. Uma outra forma de validar uma dessas iniciativas é por meio da plataforma de arrecadação utilizada pelo projeto.

Atualmente, são várias as plataformas online disponíveis. Algumas são especializadas em determinados tipos de ações e projeto; outras podem ser utilizadas de modo mais geral.

Entre as plataformas mais conhecidas está o Catarse. O site traz informações detalhadas sobre vários projetos de diferentes tipos, apresentando as cotas de doações disponíveis, o valor total do projeto, quanto já foi arrecadado e quantos dias faltam para a data limite da arrecadação.

Kickante, Benfeitoria e o Queremos! são outras plataformas bem conhecidas no meio de quem precisa financiar seu projeto ou daqueles que estão do outro lado como investidores. A maioria delas oferece brindes e mimos relacionados às ações aos investidores que fazem doações de cotas maiores.

O Tumblr Mapa do Crowdfunding traz um mapeamento colaborativo bem completo das plataformas de financiamento coletivo existentes no Brasil, apresentando projetos bem diversos que abordam desde religião, moda, educação sustentabilidade e por aí vai.

Gostou das dicas de crowdfunding? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet