Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como saber se meu nome está sujo? Descubra

A- A+

Você vai à loja de departamentos com a intenção de comprar uma nova televisão. Depois de analisar modelos e comparar cada produto, finalmente escolhe o ideal para a sua necessidade. Na hora de pagar, porém, vem a surpresa: crédito não autorizado. E agora, como saber se meu nome está sujo? Conheça as opções para solucionar a dúvida.

Como saber se meu nome está sujo

Levantamento da Serasa estima que há 59 milhões de inadimplentes no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Como saber se meu nome está sujo

O ano começou com um recorde. De acordo com levantamento da Serasa Experian, há mais de 59 milhões de inadimplentes no Brasil, o maior nível desde que a série teve início, em 2012.

A mesma tendência de crescimento é indicada nos dados apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com a empresa, o número de consumidores brasileiros registrados em cadastros de inadimplentes iniciou o ano de 2016 apresentando elevação em todas as regiões pesquisadas.

Muitas vezes, quem está na lista de inadimplentes não sabe disso, e acaba tendo uma surpresa ao ver o crédito negado ou ser submetido a restrições financeiras. Confira, a seguir, três maneiras de descobrir se o seu nome está sujo:

Notificação da instituição financeira

Algumas instituições financeiras emitem notificações para os correntistas quando os clientes se tornam inadimplentes, ou quando uma operação financeira é bloqueada em virtude do nome sujo perante empresas de proteção ao crédito. Nesse caso, o consumidor é pego de surpresa, já que não consegue se preparar para lidar com a restrição ao crédito.

Consulta no registro de empresas de proteção ao crédito

Ao consultar uma agência de proteção ao crédito, o consumidor pode descobrir, gratuitamente, se o nome está sujo. É necessário comparecer em uma das unidades do SPC Brasil ou da Serasa, por exemplo, portando CPF e documento de identificação – como RG, CNH ou Carteira de Trabalho.

Além de investigar a situação do seu CPF, é possível entender que valores estão sendo cobrados, quais são as empresas credoras e a partir de que data a cobrança foi realizada. A quantidade de detalhes facilita o planejamento para sair do cadastro de nomes sujos.

Vivo Alerta CPF

Em parceria com a Serasa Experian, a Vivo oferece um serviço que permite aos clientes receber notificações via SMS sempre que ocorrer uma alteração no status de CPF nas bases de dados da Serasa Experian. Além disso, são emitidos alertas se uma empresa consultar o seu nome e se você estiver prestes a ser negativado.

Para contratar o serviço, envie um SMS com a palavra VSD para o número 7728. Logo em seguida, você receberá as instruções para informar número do seu CPF, o seu nome completo e a data de nascimento. Pronto, agora é só esperar a validação dos dados e começar a utilizar o serviço.

Você vai se interessar por:

Os motivos mais comuns para a inadimplência

Ninguém fica com o nome sujo por acaso. O seu CPF só chegará ao cadastro de inadimplentes se você deixar de quitar uma dívida. Entre os motivos mais comuns para essa situação, confira o ranking estabelecido a partir do levantamento realizado pelo SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL):

  • Atraso no pagamento de empréstimos de bancos e financeiras
  • Atraso no pagamento de faturas de cartões de lojas
  • Atraso no pagamento de faturas de cartões de crédito
  • Uso do cheque especial
  • Parcelas a pagar em cheques pré-datados, boletos e carnês
  • Não pagamento de contas de telefone fixo e celular.

Vale lembrar que sair da lista de negativados pode ser uma tarefa árdua, já que exige que você quite todas as dívidas com os credores. Nessa hora, é essencial criar um planejamento financeiro e estabelecer um plano de ação. A primeira dica é priorizar o pagamento das contas de maior valor, cujos juros embutidos tendem a ser superiores.

 

Gosta de dicas financeiras? Assine nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças