Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como requisitar cartão de crédito para menor de 18 anos

A- A+

Quem disse que a vida financeira só começa depois da maioridade? O cartão de crédito para menor de 18 anos permite que jovens comecem cedo a lidar com dinheiro, o que contribui para a educação financeira e o uso responsável dos recursos. Entenda as exigências e descubra qual é a opção mais apropriada para sua família.

Opções de cartão de crédito para menor de 18 anos

Falando em termos gerais, os bancos brasileiros costumam trabalhar com duas opções de cartão de crédito e uma de débito para quem ainda não atingiu a maioridade penal. Analisaremos as três individualmente:

Cartão de crédito para emancipados

Quem possui mais de 16 anos e foi emancipado pode solicitar um cartão de crédito, já que passa a contar com os mesmos direitos de alguém com 18 anos. Nesse caso, é necessário comprovar a renda e abrir uma conta corrente no banco do qual deseja possuir o cartão.

Cartão de crédito para menor de 18 anos

Cartão de crédito para menores de idade facilita inserção na vida financeira. Foto: iStock, Getty Images

Cartão de crédito adicional para maiores de 12 anos

Aqui, o cartão de crédito é emitido no nome do titular da conta e será debitado da sua fatura. Esse cartão adicional permite que jovens tenham acesso ao dinheiro de plástico, de forma descomplicada e, geralmente, com limites específicos. Cada banco opera linhas de crédito diferentes e possui exigências específicas, então é fundamental se informar com antecedência.

Cartão de débito pré-pago para o público infantil

Essa categoria de cartão funciona como uma mesada, e não é oferecida por todos os bancos. O titular da conta emite o cartão e faz recargas mensais para que o jovem a utilize dentro de um período pré-determinado. Não há oferta de crédito.

Para fazer a requisição, quem é emancipado precisa ir pessoalmente até a agência e solicitar a abertura de conta ou a oferta do crédito, caso já seja cliente do banco. Entre os documentos exigidos, estão a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

No caso dos cartões adicionais, a tarefa cabe ao titular da conta. Dependendo do seu banco, talvez não seja necessário comparecer à agência pessoalmente, já que algumas instituições permitem fazer a requisição pelo Internet Banking.

 

Solicitação de cartão de crédito ajuda na edução financeira

Entender o valor do dinheiro: para alguns pais, esse é o segredo para que os filhos tenham uma vida financeira saudável no futuro, com consumo consciente e sem excessos que os coloquem em apuros na vida adulta.

Nesse contexto, a emissão de um cartão adicional pode ajudar na tarefa. Você explica ao filho que, a partir de agora, ele tem mais responsabilidades, porque vai começar a lidar com um cartão que será somente seu. Ao longo do mês, o jovem pode gastar uma determinada quantia, e cabe a ele decidir como fazer a gestão do dinheiro.

Dessa forma, é possível mostrar, mesmo que em pequena escala, a importância de economizar e os riscos de gastar impulsivamente. Aprendendo desde cedo, talvez seu filho se prepare para assumir as próprias contas quando a hora chegar.

Você vai se interessar por:

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva
Pagamento com cartão de crédito é o mais utilizado por brasileiros na internet
Pagar as contas com cartão de crédito: quando é um bom negócio?

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, está pensando em pedir um cartão de crédito para menor de 18 anos? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria