Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como regar plantas sem exagerar no consumo de água

A- A+

Combater o desperdício faz bem para o planeta e também para o seu bolso. Em tempos de escassez de água e crise econômica, cada gota – e centavo – economizada tem o seu valor. Ao entender como regar plantas sem exagerar no consumo de água, você desenvolve hábitos sustentáveis para cuidar do seu jardim. Que tal dar o bom exemplo?

Como regar plantas sem desperdício de água

Confira algumas dicas simples para você cuidar do seu jardim com economia de água potável:

Reaproveite a água da chuva

Coletar a água da chuva é uma excelente ideia e não apenas porque a medida é sustentável, mas também porque a água da torneira é tratada com cloro e outros componentes químicos nocivos ao seu jardim.

Para reaproveitar a chuva, a dica é utilizar cisternas de armazenamento. Esses recipientes podem ser conectados às calhas do telhado e são capazes de conservar a água limpa, por meio de filtros internos.

Prefira irrigadores e regadores a mangueiras

Além de distribuírem a água de forma abrangente e uniforme, os irrigadores evitam o desperdício. Os utensílios são baratos e podem ser acoplados à praticamente qualquer mangueira.

Para quem quer deixar a mangueira de lado, a dica é recorrer aos regadores. Esses equipamentos permitem que você regue as plantas de forma homogênea, ainda que seja necessário dedicar mais tempo à tarefa.

Outra alternativa – um pouco mais elaborada – é o sistema de irrigação por mangueiras de gotejamento. Esse mecanismo contém pequenos furos, permitindo a distribuição homogênea da água na sua horta, canteiro ou jardim.

Mulher sabe como regar plantas

Regadores permitem levar água às plantas de forma homogênea, sem desperdício. Foto: iStock, Getty Images

Atenção às raízes

Não faz sentido distribuir água apenas na copa das plantas e encharcar as folhas, porque a maior necessidade de água está nas raízes. Fique atento à umidade do solo e direcione a água diretamente para as bases das plantas. Essa é uma das dicas mais importantes para quem deseja aprender como regar plantas sem desperdício.

Retenha a umidade do solo

Quanto mais úmido for o solo, menor será a necessidade de regar plantas. Assim, vale a pena apostar em utilizar folhas secas ou pequenas cascas para reter a umidade do solo e diminuir a incidência de sol.

Regue no início da manhã ou ao fim da tarde

A última dica é irrigar ao fim da tarde ou no início da manhã para evitar a evaporação causada pelo calor. Se você decidir regar ao meio dia, por exemplo, as plantas não vão absorver a mesma quantidade de água que absorveriam regando às 19 horas.

Você vai se interessar por:

Por que poupar água

Em 2015, o volume do Sistema Cantareira, que abastece a capital paulista, registrou os menores índices da história. A crise hídrica que atingiu o Sudeste no início do ano não tem precedentes nas últimas décadas.

Também em 2015, a ONU divulgou um relatório global com um alerta urgente: o planeta enfrentará um déficit de água de 40% até 2030, a menos que a gestão seja melhorada dramaticamente.

Esses motivos são suficientes para que você faça a sua parte e utilize a água com mais eficiência, não é mesmo? Nesse cenário de consumo sustentável, a jardinagem não fica de fora, ainda mais quando o impacto pode ser sentido no próprio bolso.

 

Viu como regar plantas sem desperdiçar água é fácil? Compartilhe as dicas!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro