Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como reduzir gasto com doméstica? Confira 3 dicas

A- A+

Há pouco mais de um ano – em junho de 2015 – entrou em vigor a Lei Complementar 150, mais conhecida como PEC das Domésticas. Ela garantiu a ampliação dos direitos trabalhistas na categoria, mas elevou os custos para os empregadores. Ainda assim, é possível reduzir o gasto com doméstica dentro da legislação.

Se você está encontrando dificuldades para manter sua empregada doméstica, saiba que não está sozinho. Segundo os registros da Receita Federal, o total de empregadas domésticas com carteira assinada diminuiu de 1,57 milhão para 1,2 milhão nos últimos seis meses, o que representa uma queda de 24%.

O movimento é também reflexo da crise, já que a taxa geral de desemprego no Brasil está em 10,7%. Quando o orçamento aperta, os gastos domésticos geralmente são os primeiros a serem reduzidos.

reduzir gasto com doméstica

É possível reduzir custos com o serviço doméstico respeitando a legislação. Foto: iStock, Getty Images

Confira 3 dicas para reduzir gasto com doméstica

Em um cenário econômico desfavorável, economizar se torna indispensável. Mas se você não pode abrir mão da ajuda para manter o lar, aproveite estas três orientações para reduzir os custos com o serviço doméstico, considerando a legislação em vigor.

  1. Crie um banco de horas

A hora extra é um dos pontos que mais encarece a relação de trabalho. Para evitar essas despesas, a dica é conversar com a doméstica sobre a possibilidade de criar um banco de horas por acordo escrito. Ele permite “armazenar” horas de trabalho e compensar até 40 horas excedentes no mês, ou prorrogar o pagamento delas.

  1. Cobre do INSS

Você sabia que a responsabilidade por pagar as faltas do empregado por motivo de doença desde o primeiro dia de ausência é da Previdência Social, e não do empregador doméstico? Para garantir esse direito, basta comparecer ao posto da previdência com o atestado médico, validado pelo profissional da saúde.

Leve também os seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de trabalho e identidade para aprovação da perícia. Se o abono médico for aprovado, você receberá o reembolso das faltas no período de 15 a 20 dias úteis.

  1. Redução de 6% no vale transporte

O vale transporte é um direito do empregado doméstico, mas a lei estipula que também é um direito do empregador descontar até 6% do salário do empregado a título de ressarcimento. Se você calcular e usufruir do desconto, diminui mais um custo no emprego doméstico.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas sobre como reduzir gasto com doméstica? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o artigo.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
gazebo dobrável