Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como recuperar contatos de celular Android com tela quebrada

A- A+

Danificar o celular, quebrar a tela ou deixar cair o aparelho na água causa uma grande dor de cabeça. Mas a grande perda, muitas vezes, não está nos aparelhos, e sim nos dados que ficam armazenados neles. É preciso buscar outros mecanismos para recuperar contatos, fotografias, notas e até mesmo sons que estavam gravados no smartphone.

Como recuperar contatos

Quando a tela de um smartphone quebra e não permite mais a utilização do aparelho, o usuário se vê impossibilitado de realizar qualquer tipo de atividade com ele e tentativas de reativar a tela sem repará-la podem danificar ainda mais os dados do telefone. É normal que a primeira reação seja comprar um telefone novo, mas você corre o risco de perder tudo o que tem no que está danificado.

Recorrer à assistência técnica, claro, é a opção mais comum – e que não deixa de ser válida. Mas se o estrago no ecrã não for tão grande, a ponto de inutilizar completamente o aparelho, há outras soluções ao seu alcance.

Recuperar contatos em celular quebrado

Conforme o tamanho do estrago, é possível recuperar contatos sem assistência. Foto: iStock, Getty Images

> Precisando de um celular novo? As ofertas de final ano, no Vivo Compras, estão imperdíveis!

Você pode recorrer a softwares que, quando instalados no seu computador, acessam os dados no aparelho. O Dr. Fone, da Wondershare, está entre soluções que ajudam a recuperar contatos através do computador. Instalando o programa, você consegue acessar todos os dados que estão armazenados na memória do aparelho.

Liberando a Depuração USB no seu telefone, o software começa a acessar os dados assim que você conecta o aparelho ao computador, segundo a Wondershare, criadora do aparelho. A depuração deve ser ativada com o telefone já ligado ao computador. Selecionando a opção iniciar, o programa começará a analisar o seu smartphone Android e os conteúdos que estão nele.

Com a análise concluída, o software vai pedir permissão para acessar os dados encontrados. A Wondershare diz que é possível que a permissão seja solicitada repetidamente. Você deve permitir até que a pop-up se feche. Selecione novamente a opção iniciar e então o software começará a escanear detalhadamente os dados, para que possa recuperar contatos e o máximo de arquivos que for possível.

Após o escaneamento, o software vai exibir uma lista com todos os contatos que foram encontrados no seu telefone, inclusive aqueles que você excluiu recentemente. Escolha aqueles que você quer salvar e, assim que for feita a seleção, pressione o botão “recuperar”. O programa irá gerar um arquivo, onde estarão salvos todos os contatos que você selecionou.

Recuperar contatos com conta do Google

Mas a tarefa pode ficar bem mais simples se você manteve a sua lista de contatos sincronizada com sua conta do Google durante todo o período em que usou o smartphone. Nesses casos, segundo o engenheiro de telecomunicações, Rodrigo Gosling, basta que você acesse a sua conta do Gmail, seja em outro aparelho para o qual você quer repassar os contatos ou em um computador.

No canto superior esquerdo da tela, em sua conta de email, você consegue definir qual é o tipo de pasta que você quer acessar. Quando abre o email, a primeira opção disponível é o Gmail, seguido da opção Contatos. É essa que você deve escolher. Automaticamente será aberta na tela a lista dos contatos que você sincronizou a partir do seu Android.

Ela pode ser acessada de qualquer computador que você estiver utilizando, até mesmo de aparelhos móveis. Quando você reparar o seu aparelho ou comprar um novo, basta que você sincronize o aparelho com a mesma conta Gmail que você havia cadastrado anteriormente e restaure os contatos.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das dicas de recuperar contatos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

queda do dólar
vale a pena comprar celular muito barato
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza