Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como recarregar o cartão transporte em Cuiabá

A- A+

Você, que é morador de Cuiabá, e precisa pegar um ônibus para chegar ao local de trabalho, saiba quais são os locais e as maneiras de recarregar o seu cartão transporte.

Lei proíbe vendas de cartão transporte em ônibus

O sancionamento de uma Lei Municipal, no dia 19 de março de 2015, proibiu a dupla função dos motoristas nos coletivos de Cuiabá. De acordo com a nova determinação, a venda dos cartões transporte só pode ser feita por monitores em pontos da capital e nos terminas da Associação Matogrossense de Transportes Urbanos (AMTU).

A nova regra aprovada pela Câmara contraria a Lei nº 5.905 de dezembro de 2014, que permitia aos motoristas efetuarem a venda do cartão transporte dentro dos ônibus.

cartao-transporte

Lei Municipal proibiu a dupla função dos motoristas nos coletivos de Cuiabá. Foto: iStock, by Getty Images

Pontos de recarga para usuários em geral

Espalhados por toda a capital do Mato Grosso, os pontos de recarga podem ser conferidos no site da prefeitura municipal. Os usuários do transporte público podem colocar novos créditos em passagens para coletivos em farmácias, bares, mercados, restaurantes e nos terminais de atendimento.  No total, são 47 pontos cadastrados, até 2014.

Alguns deles, em especiais os terminais de atendimento, também atendem os estudantes. A lista de todos os pontos de recarga e suas respectivas localizações está disponível no site da prefeitura.

Você também vai gostar de:
Confira 5 aplicativos que ajudam na mobilidade urbana
Vale arcar com o custo de um carro? Descubra
A pé ou de bicicleta? Veja como ir ao trabalho de forma sustentável

Recarga de cartão transporte para os estudantes

Além dos terminais de atendimento cadastrados pela AMTU, os estudantes também podem recarregar seus cartões transporte em escolas que possuem terminais. Segundo a prefeitura de Cuiabá, são 186 escolas que disponibilizam juntas 527 validadores.

Os alunos que estudam em escolas que ainda não possuem máquinas validadoras do passe livre devem procurar a AMTU, que possui 25 máquinas a disposição. Cada estudante pode recarregar seu cartão uma vez ao mês.

Pela internet

Através do site Associação Matogrossense de Transportes Urbanos, você também consegue recarregar o seu cartão. Basta realizar o cadastro e informar o tipo e o número de um documento.

Bilhetagem eletrônica

Implantado desde 1991, o sistema de pagamento da passagem via cartão hoje já é usado em 94% das viagens em Cuiabá e é a aposta para acabar com a circulação de dinheiro no transporte público. A medida foi intensificada em agosto de 2011 e obteve, como resultado, a diminuição em 90% no número de assaltos a ônibus, segundo dados da AMTU.

A adesão da população à bilhetagem eletrônica também influencia no tempo médio de embarque.  Conforme estimativa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), antigamente levava-se em torno de dez minutos, hoje passou a ser 30 segundos.

Recarregue seu cartão transporte pelo Vivo Zuum

Além dessas modalidades, você pode recarregar o seu cartão transporte pelo seu Vivo Zuum e andar de ônibus pela capital matogrossense. As vantagens não param por aí, com ele você pode fazer compras em mais de 1,8 milhões de lojas conveniadas e sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

Com o Vivo Zuum suas operações bancárias ficaram ainda mais fáceis, sem precisar se deslocar até as instituições. Faça depósitos, consulte seu saldo, pague contas, recarregue o seu celular e realize transferências, sem filas e no conforto da sua casa. Basta baixar o aplicativo e se cadastrar.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de cartão transporte? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria