Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como prevenir golpes de empréstimos na internet

A- A+

A situação financeira piorou e você está cogitando pedir dinheiro emprestado. Ao pesquisar sobre o assunto, percebe que não para mais de receber ofertas de empresas que disponibilizam a verba online, de forma rápida e fácil. Cuidado! Assim como ocorre na vida real, você não está livre de golpes de empréstimos na internet.

Preocupado com golpes de empréstimos na internet

Consumidor descuidado pode ser seduzido por falsas ofertas de crédito fácil. Foto: iStock, Getty Images

Você precisa mesmo de um empréstimo?

Antes de decidir se vai mesmo solicitar um empréstimo, liste as suas dívidas atuais e também os gastos fixos. Veja o que pode ser cortado da rotina até que as coisas se ajeitem. Vá aos seus credores e renegocie seus débitos.

Se mesmo assim for preciso seguir com seu plano de buscar crédito, preste muita atenção. A necessidade de ter dinheiro em mãos pode dificultar o melhor entendimento do consumidor, levando-o a cometer erros bobos, aumentando o seu prejuízo.

Como evitar golpes de empréstimos na internet

Os golpes de empréstimo na internet são tão bem bolados que muitas pessoas caem sem notar que se trata de uma fraude. Especialmente quando o indivíduo está atolado em dívidas, nervoso e angustiado, acaba topando o negócio via web sem investigar com quem está se metendo.

Entre as atuais fraudes praticadas, uma das mais comuns é aquela quando a empresa exige que se deposite uma quantia em conta antes de a verba ser liberada para o consumidor.

Essa é uma cilada virtual para tomar o seu dinheiro. Afinal, não se avalia um cadastro mediante comprovantes de depósitos. Portanto, jamais deposite nada em conta alguma, em nenhuma condição.

É claro que também há idoneidade nesse meio. Pela internet, as empresas oferecem crédito com menos burocracia e os juros são mais baixos porque, na maioria das vezes, elas sequer possuem estruturas físicas para operar. Então, não têm os mesmos custos operacionais que outros grupos que arcam com questões trabalhistas, impostos e infraestrutura, por exemplo.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) explica que, para oferecer crédito, as empresas precisam de autorização do Banco Central e ter vínculo com uma instituição financeira. Você deve ter segurança em relação a esses dois fatores antes de aceitar qualquer transação virtual.

Verificado isso, preencha a ficha com seus dados para a análise de crédito. Será necessário detalhar o valor que você precisa.

Conforme indica o Idec, antes de formalizar o empréstimo, o consumidor deve estar atento à disponibilidade do contrato com as condições pactuadas. “Se o documento não for fornecido, solicite-o previamente”, alerta a entidade.

Para não ser mais uma vítima de golpes de empréstimos na internet, também confira se o documento traz o detalhamento do Custo Efetivo Total (CET).

Como descobrir a idoneidade das empresas

Analise no site em que você pretende pedir crédito online se há navegação segura por meio do ícone em forma de cadeado, que deve aparecer ao lado do endereço do site. Na ausência desse símbolo, desconfie: pode ser fraude.

Certificar-se sobre a idoneidade da empresa é o primeiro passo para evitar cair em golpes de empréstimos na internet, conferindo se a instituição é real e confiável.

Consulte se a empresa possui registro no Banco Central. Veja também se ela está entre as mais reclamadas no Procon. Verifique ainda no Portal do Consumidor a avaliação dela e observe nas redes sociais o que outros usuários comentam sobre suas práticas.

Nunca envie seus documentos por fax ou email para contratar esse tipo de empréstimo que se diz rápido e fácil. Também não empreste seu nome para terceiros. Essas artimanhas são características de golpes.

Você vai se interessar por:

Monitore e proteja seu CPF

Essencial para todo brasileiro, o CPF merece todos os cuidados. Para monitorar e proteger seu principal documento, você pode contar com o Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para se proteger de golpes de empréstimos na internet? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças