Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como preparar seu negócio para receber pagamentos móveis

A- A+

Até pouco tempo, aceitar cartões era privilégio quase restrito aos grandes estabelecimentos, que podiam arcar com os custos de aquisição das máquinas e de implantação do sistema. Com o avanço da tecnologia e a chegada dos pagamentos móveis, empresas de todos os portes podem oferecer mais essa facilidade aos clientes e ampliar suas vendas.

Mas quais cuidados tomar antes de implantar os pagamentos móveis? Como escolher o mais adequado ao seu negócio? Estudar alguns itens antes de decidir pode ajudá-lo a encontrar a forma mais adequada.

Mulher realizando pagamentos móveis

Conheça os tipos de pagamentos e escolha o mais adequado para a sua empresa. Foto: iStock Getty Images

Pagamentos móveis: como implantar

Os pagamentos móveis são realizados de uma forma facilitada por meio de smartphones ou tablets, através de sua conexão de internet. A operação pode ser realizada por meio de um aplicativo (onde todos os dados são digitados) ou de um leitor de cartão, que é acoplado ao aparelho. Veja como implantá-los no seu negócio:

Forma de pagamento

Antes de pesquisar as inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço, é preciso avaliar se você quer trabalhar apenas com crédito ou também com débito. Isso já reduz um pouco as opções de fornecedores.

Taxas

As empresas que fornecem os leitores para operações de pagamentos móveis definem suas taxas, que podem variar bastante. Por isso, é interessante verificar quanto será cobrado pelo serviço. É a velha pesquisa de preços.

Bancos

Também é importante definir um banco para onde será transferido o dinheiro do pagamento. Assim como as empresas de tecnologia, os bancos também cobram taxas pelos serviços. É aí que a pesquisa entra novamente.

Prazos

Nas operações de crédito, a transferências de valores para sua conta tem um prazo, que pode mudar de acordo com cada fornecedor. Pode ser 24 horas, 48 horas corridas ou dois dias úteis. É preciso verificar um a um e ver o que fica mais conveniente para você.

Compatibilidade

Cada leitor de cartão possui uma lista dos modelos de smartphone que são compatíveis com suas operações. Também é importante ver se os aplicativos foram desenvolvidos para o sistema operacional do seu telefone, seja ele Android, iOS ou Windows Phone.

Bandeiras

As bandeiras aceitas (Visa e Mastercard, por exemplo) também podem mudar conforme a empresa que desenvolve o leitor de cartão. É importante pesquisar, entre seus clientes, quais são os cartões mais utilizados para acertar na escolha.

Divulgação

Depois de implantar o sistema, é importante fazer a divulgação imediata aos seus clientes. Uma campanha nas redes sociais, com promoções para quem utilizar o novo sistema, é uma forma de eles lembrarem que você oferece essa facilidade.

Você vai se interessar por:

Você tem uma boa dica sobre pagamentos móveis? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria