Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como poupar energia elétrica após o fim do horário de verão

A- A+

O fim do horário de verão está marcado para a meia-noite de 21 de fevereiro. Além de acrescentar uma hora a mais aos relógios, ele traz na carona outras mudanças, sobretudo no que se refere à economia de energia.

Afinal, durante o período em que a luz natural predomina por mais tempo, a tendência é de queda no consumo, já que as lâmpadas são ligadas mais tarde e as pessoas passam mais tempo nas ruas, usando menos eletrodomésticos em casa.

Se essa situação fazia parte da sua rotina, é interessante adotar uma estratégia de boas práticas para não levar um susto na conta com o fim do horário de verão.

Mulher aproveitando o fim do horário de verão.

Se a casa tem boa incidência de luz natural, evite acionar as lâmpadas. Foto: iStock, Getty Images

Fim do horário de verão: como poupar luz

Para não sentir efeitos negativos no bolso, a saída é seguir poupando energia elétrica em casa. Não sabe como? Comece por estas oito dicas:

1. Aproveite a iluminação natural

Se há sol e a claridade entra na sua casa, aproveite para fazer suas atividades sem ligar as luzes.

2. Prefira lâmpadas fluorescentes

Elas são mais caras que as incandescentes, mas gastam muito menos e duram muito mais.

3. Evite guardar alimentos quentes na geladeira

Ao colocar um prato muito quente na geladeira, ela precisa trabalhar mais para manter a temperatura baixa. Com isso, o gasto energético aumenta. Evite também o abre-e-fecha desse eletrodoméstico.

4. Acumule roupas para lavar

Por mais que transpiremos muito no verão – o que gera necessidade de usar mais roupas diariamente – é interessante acumular uma quantidade suficiente para encher a máquina. Afinal, esse eletrodoméstico consome muita energia.

5. E também para passar

Da mesma forma, o liga-e-desliga do ferro elétrico gasta mais luz do que mantê-lo ligado por mais tempo. O segredo aqui é passar tudo de uma só vez.

6. Aposte no ventilador

O ar-condicionado tem o seu valor (inclusive na conta de luz). Se não estiver um calor tão intenso, aposte no ventilador de teto, que consome 90% menos.

7. Iluminação direcionada

Spots e abajures (principalmente com lâmpadas de LED) são mais indicados para atividades como leitura e trabalhos manuais.

8. No computador

Se fizer um intervalo de mais de 15 minutos, desligue o monitor do aparelho. Se for ficar mais de duas horas longe, desligue tudo. Já os acessórios (como impressoras), só devem ser ligados quando utilizados.

Entenda o horário de verão

Afinal, por que existe o horário de verão? Conforme o Ministério de Minas e Energia, a ideia é economizar energia elétrica, aproveitando os horários diferenciados em que o sol nasce nessa época do ano.

Assim, há uma redução na demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta, quando as pessoas, empresas e indústrias utilizam mais energia. Imagine se todos saíssem mais tarde de casa e voltassem após o por do sol? O consumo certamente seria maior.

No Brasil, o começo e fim do horário de verão está estabelecido pelo Decreto 6.558/2008, que determina uma duração média de quatro meses, com início no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção é quando o seu fim cai em domingo de Carnaval. Nesse caso, é adiado para o quarto domingo de fevereiro.

O horário alternativo foi estabelecido pela primeira vez em 1931 e, desde 1985, é praticado sem interrupções. Participam os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você também tem uma boa dica de economia com o fim do horário de verão? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria