Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como poupar dinheiro: Aprenda 3 dicas

A- A+

Você sabe como poupar dinheiro? A organização financeira não é uma tarefa fácil para muita gente. Gastar mais do que se ganha é um hábito até comum, mas existem formas simples de guardar uma graninha sem cortar completamente os pequenos prazeres da vida.

Segundo pesquisa da Serasa Experian realizada no primeiro trimestre de 2015, a inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 15,8% em comparação com o mesmo período no ano anterior. De acordo com os especialistas, entre os principais motivos estão a inflação, o desemprego e a alta taxa de juros.

Pequenas economias diárias podem levar a grandes recompensas. Foto: iStock, Getty Images

Pequenas economias diárias podem levar a grandes recompensas. Foto: iStock, Getty Images

Ficar de olho nas economias garante que você obtenha mais segurança para períodos de crise, além de possibilitar a conquista de objetivos, da compra da casa própria à organização da festa de casamento. Confira algumas dicas.

Como poupar dinheiro em 3 passos

1. Registre seus gastos

Uma pesquisa divulgada em 2014, realizada pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC Brasil), mostrou que a inadimplência no país não está relacionada necessariamente à renda baixa, mas sim aos maus hábitos de planejamento.

Uma boa maneira de poupar dinheiro é tomar conhecimento sobre o que você está gastando. Reserve uma página da agenda ou um arquivo online para anotar todos os seus gastos e, assim, no final do mês, você poderá avaliar o que foi necessário e o que pode ser cortado no futuro.

2. Estabeleça objetivos

Economizar não é fácil e, para incentivar o hábito, estabelecer metas e objetivos pode fazer toda a diferença. Defina algo que você queira muito e poderá comprar guardando parte do seu ganho mensal.

Os objetivos podem ser tanto a compra de um apartamento quanto uma viagem de férias em família. Assim, será muito mais prazeroso cortar alguns gastos dispensáveis, pensando que em breve você conquistará algo bem mais significativo.

3. Lide com seus impulsos

Dados do SPC Brasil indicam que 59% dos brasileiros já ficaram inadimplentes por causa de gastos desnecessários e 69% já efetuaram compras apenas para se sentirem “melhores”. Isso é um perigo!

Uma forma de poupar dinheiro é justamente se livrar desses impulsos. Focar na sua meta estabelecida irá ajudá-lo a dizer “não” para alguns gastos. Comprar uma roupa só porque ela está na promoção, por exemplo, não quer dizer que você esteja fazendo um bom negócio, principalmente se não precisa daquela peça.

Leia a continuação das dicas sobre como poupar dinheiro em Vivo Mais Saudável, onde você encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira