Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como planejar a aposentadoria com ajuda de aplicativos

A- A+

Você que já possui uma idade avançada, sabe se é a hora certa de parar de trabalhar? Alguns aplicativos podem ajudá-lo a saber se o que você guardou de dinheiro ao longo dos anos é suficiente para se aposentar. Confira como planejar a aposentadoria com o auxílio desses programas.

seudinheiro-como-planejar-a-aposentadoria

Com organização e planejamento, é possível curtir uma aposentadoria tranquila. Foto: iStock, Getty Images

Aplicativos ensinam como planejar a aposentadoria

Confira a seguir 3 apps que podem ajudar você a ter uma aposentadoria mais tranquila e com a saúde financeira em dia.

Calculadora de Aposentadoria

O aplicativo funciona como um simulador de aposentadoria, uma vez que ele realiza um cálculo aproximado, e não exato, do tempo que falta para você se aposentar.

A Calculadora da Aposentadoria é um app gratuito, totalmente em português e disponível para Android. Além disso, o serviço já funciona a partir da nova lei do Governo Federal, que se baseia no sistema de pontos.

O aplicativo é bastante prático e, no geral, são necessárias apenas três informações para gerar o cálculo: gênero sexual, ano de nascimento e tempo de contribuição com o Instituto Nacional de Seguro Social. Voltado para o serviço privado, o app não é o ideal para funcionários públicos.

INSS Fácil

O app é perfeito para que você possa tirar as suas dúvidas a respeito de todas as modalidades diferentes de aposentadoria: especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição.

Por meio dele, é possível saber quem tem direito a cada tipo de benefício e quais são os “mitos e as verdades” em relação a eles.

Além de tópicos relacionados à aposentadoria, também é possível ficar por dentro de assuntos como auxílio-doença, pensão por morte, recurso, revisão, contribuição, entre outros.

Através do blog do aplicativo também é possível esclarecer dúvidas e deixar comentários. O INSS Fácil requer Android 2.2 ou superior.

Target

O aplicativo serve para você saber como planejar a aposentadoria, ao calcular se o que economizou ao longo dos anos foi suficiente. Desse modo, é possível descobrir se é preciso investir ou não para manter o padrão de vida atual na hora que decidir parar de trabalhar.

O programa funciona da seguinte forma: você precisa preencher um questionário básico com os seus dados pessoais (sexo, idade, dependentes, idade desejada para se aposentar e dados sobre investimentos) e seus gastos mensais (lazer, saúde, educação, compras). Ao clicar em calcular, saberá se precisa investir para manter o seu padrão de vida.

Ele também é indicado para recomendar clientes que estão em dúvida sobre contratar ou não um plano de previdência privada. O Target está disponível em versões para Android e iOS.

Você vai se interessar por:

Previdência: saiba o que é aposentadoria proporcional

Aprenda a fórmula para poupar um milhão de reais antes da aposentadoria

Impacto do fator 85/95 sobre a idade e o valor da aposentadoria

Segurança para sua família

Saber como planejar a aposentadoria é um sinal de quem se preocupa com o futuro, e pensa no seu bem estar e no da família. Nesse caso, um seguro pode ser um instrumento útil. O Seguro de Vida da Vivo garante indenização à família em caso de morte e morte acidental do segurado.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

E aí, já sabe como planejar a aposentadoria? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
vale a pena ter seguro
como funciona a aposentadoria por invalidez
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade