Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como pesquisar a tabela de tarifas dos bancos

A- A+

Comparar as tarifas cobradas pelos bancos antes de optar por um deles é a melhor maneira de fazer economia. Ao visitar uma agência bancária, a tabela de tarifas deve estar exposta em local visível ao público, seguindo normas editadas pelo Banco Central e pelo Ministério da Justiça. Mas como é pouco comum ter tempo para ir a  diversos estabelecimentos, o caminho mais fácil para ter conhecimento dos valores e da abrangência dos pacotes é acessar os sites das instituições bancárias.

Bancos como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Banrisul, além de outras instituições, disponibilizam em suas páginas na internet as tabelas completas com as tarifas de serviços para pessoa física.

tabela-de-tarifas

Em agências bancárias é possível consultar tabela de tarifas. Foto: iStock, by Getty Images

Auxílio na pesquisa da tabela de tarifas

Outra opção para o usuário pesquisar e comparar as tarifas cobradas pelos bancos são os sites da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Banco Central. No primeiro, é possível fazer uma simulação, comparando os valores dos serviços de 42 instituições bancárias. Ao acessar a página, o usuário deve escolher os bancos que deseja comparar os valores e em seguida optar pelos serviços e a quantidade de uso mensal (por exemplo, o número de extratos, saques e cartões desejados). Na sequência, o site irá apresentar o custo de cada item separado por banco.

No site do Banco Central o cliente pode realizar pesquisa semelhante. A página disponibiliza os valores máximo, mínimo e médio de quaisquer serviços oferecidos por todas as instituições bancárias do país e permite a comparação.

Direito do consumidor

É uma obrigação dos bancos divulgar o valor de todas as taxas cobradas nos pacotes, além de esclarecer quais serviços estão incluídos neles. As instituições bancárias têm o direito de aumentar o preço das tarifas até duas vezes por ano, mas o cliente deve ser alertado com um mínimo de 30 dias de antecedência. Além disso, os bancos só podem elevar as taxas seis meses após efetuarem o último reajuste.

Um levantamento feito pela associação de consumidores Proteste mostrou que uma boa opção para quem não depende da agência ou do telefone para realizar transações é a conta digital. Nessa modalidade, o cliente deve utilizar somente a internet e os caixas eletrônicos para qualquer tipo de transação e o uso dos serviços na agência ou por telefone serão cobrados de forma avulsa.

Tarifa vira bônus na Vivo

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre tabela de tarifas? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade