Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como participar da lista de espera do Sisu 2015?

A- A+

Nessa época do ano, muitos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, esperam ansiosos por uma vaga em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Se você se inscreveu e já sabe que não foi selecionado, ainda pode entrar na lista de espera do Sisu.

O que é preciso para entrar na lista de espera do Sisu?

A inscrição na lista de espera do Sisu é permitida para candidatos que não foram foram selecionados em nenhuma das opções às quais se candidataram na primeira chamada, e também para aqueles que foram selecionados apenas para a segunda opção.

Você vai se interessar por:
O que é Sisu 2015.2 e como se organizar?
Enem 2015: entenda certificação de conclusão do Ensino Médio
Veja como voltar a estudar sem gastar muito dinheiro

Para tentar novamente, é preciso ter o número de inscrição e senha do Enem 2014. O prazo para inscrição vai de 15 a 26 de junho, mas é interessante observar que a participação na lista de espera do Sisu só é válida para a primeira opção escolhida pelo candidato.

Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

A avaliação dos candidatos pode variar de acordo com a universidade. Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Estudantes que queiram confirmar sua participação da lista de espera do Sisu devem acessar o sistema dentro do prazo e clicar no botão de confirmação de interesse de espera dentro de seu boletim. Para ter certeza de que o procedimento foi realizado, é preciso aguardar uma mensagem de confirmação que será emitida pelo sistema.

Como saber o resultado da lista de espera do Sisu?

Conforme o Ministério da Educação (MEC), que gerencia o Sisu, os resultados da lista de espera do Sisu e a convocação para a matrícula podem ser conferidos a partir de 2 de julho. Assim como na primeira etapa, os candidatos serão escolhidos de acordo com os critérios estabelecidos pelas universidades.

O que é nota de corte?

Diariamente, o Sisu calcula e divulga a chamada note de corte para cada curso. Trata-se da menor nota necessária para ficar entre os selecionados de um curso, tendo como critério o número de vagas e o número total de candidatos inscritos. A nota é, antes de mais nada, uma referência para ajudar os estudantes no monitoramento de sua inscrição.

Avaliação pode mudar conforme o curso

A avaliação dos candidatos pode variar de acordo com os critérios de cada universidade. Entre as políticas de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas, enquanto outras adotam bônus na nota do candidato.

É interessante que alguns cursos podem exigir uma nota mínima, conforme suas características. O curso de Física, por exemplo, pode dar maior peso à nota de Ciências na Natureza, enquanto o curso de Medicina pode exigir uma pontuação mínima de 350.

Gostou das dicas para lista de espera do Sisu? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images