Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como organizar a vida financeira de uma empresa com 10 dicas

A- A+

Quem está começando o seu negócio de pequeno ou médio porte pode ter um pouco de dificuldade para lidar com algumas questões. Saber como organizar a vida financeira de uma empresa, por exemplo, é quase sempre um desafio.

Os próprios conceitos que fazem parte desse mundo corporativo podem dificultar a implementação de um planejamento econômico saudável. Faturamento, lucro, capital de giro e ponto de equilíbrio, o que tudo isso quer dizer? Se você não tiver o conhecimento adequado, pode enfrentar problemas e ver o saldo da empresa caminhar para o vermelho.

Como organizar a vida financeira de uma empresa

Controle orçamentário e planejamento de despesas são etapas vitais do negócio. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar a vida financeira de uma empresa

Felizmente, nunca é tarde para aprender como organizar a vida financeira de uma empresa. Se você está decidido, já foi dado o primeiro passo. Confira dez dicas do educador financeiro Antonio Nascimento e continue nessa caminhada rumo à sustentabilidade.

1. Defina um pró-labore

Determine o valor do pró-labore (remuneração do sócio ou gerente) e não faça retiradas extras do caixa da empresa.

2. Faça um demonstrativo de resultados

Tenha bem estruturado o demonstrativo de resultados para, a partir dele, acompanhar a situação financeira da empresa e saber quais são as possibilidades do empreendimento. Dessa forma, será possível planejar os investimentos no negócio sem afetar as contas do dia a dia.

3. Entenda os principais conceitos

Saiba qual a diferença entre faturamento, lucro, despesas e investimentos:

  • Faturamento é o total arrecadado pela empresa ao longo de um determinado período.
  • Lucro é o saldo positivo do negócio após o desconto de todos os gastos.
  • Despesas são todos os gastos relacionados à manutenção da atividade do negócio (matéria-prima, salários, gastos de escritório, etc.).
  • Investimento é o dinheiro que será aplicado para maximizar os lucros da empresa em determinado período.

4. Conheça suas dívidas

Verifique se o negócio está dando lucro e qual a sua capacidade para pagar as despesas. Se a companhia está no vermelho, estabeleça prioridades, considerando o custo de cada dívida e o risco do não pagamento.

5. Elabore um orçamento

Aprenda que uma dívida pode levar a outra, portanto, é importante fazer um orçamento minucioso. Saber exatamente quanto se deve, analisar a capacidade de pagamento e sempre tentar uma renegociação do valor com o credor são as dicas.

6. Identifique todos os custos

Reduza os custos improdutivos, ou seja, aqueles que não se revertem em ganhos ao negócio ou ao cliente, e também o desperdício (que pode ser de matéria-prima, de energia, etc.). Às vezes, pequenas mudanças geram grandes resultados.

7. Tenha disciplina

O empreendedor que quer organizar as finanças da empresa precisa ser disciplinado. É importante que haja um acompanhamento correto e periódico dos principais indicadores do negócio. Para pequenas empresas, é recomendável que isso se dê de forma semanal ou até diária.

8. Conheça os prazos

Conhecer os prazos de recebimento e pagamento é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, que é o principal aliado na hora de organizar as finanças da empresa.

9. Use um sistema

No início, as planilhas ajudam a fazer o trabalho, mas um software pode ser essencial para acompanhar o crescimento do negócio. Atualmente, alugar um sistema na nuvem se tornou muito barato e de fácil acesso para qualquer tipo de empresa.

10. Separe a vida pessoal da financeira

Misturar as contas do supermercado ou da escola das crianças com as despesas da empresa é uma prática comum (e péssima) nos pequenos negócios. O ideal é ter contas correntes separadas, ou seja, uma para a empresa (pessoa jurídica) e outra para o empresário (pessoa física).

Você vai se interessar por:

 

Aprendeu como organizar a vida financeira de uma empresa? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria