Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como mudar de carreira ao alcançar os 40 anos

A- A+

Dizem por aí que é depois dos 40 anos que a vida começa. Com filhos criados e uma situação financeira bem estabelecida, padrão ideal para a faixa etária, é possível começar a aproveitar melhor os prazeres da vida.

Mas nada de cruzar os braços: essa pode ser também uma fase que incita o desejo de mudança e de transformação, de buscar novos objetivos e realizar desejos antigos. Sim, ainda dá tempo de mudar de carreira.

Mulher de 40 anos

Experiência de vida e motivação profissional podem impulsionar nova carreira. Foto: iStock, Getty Images

Mudar de carreira aos 40 anos

O tal início da vida aos 40 anos não é uma regra. Não quer dizer que tudo o que você viveu até ali necessita ser mudado. Mas é um lembrete de que você não precisa ficar preso às antigas regras só porque já tem uma vida estabelecida.

Se, antigamente, a vida produtiva tinha uma idade para começar e outra para terminar, hoje em dia, é o seu potencial que determina isso.

Quem fala a respeito desse assunto é Bruno Melo, diretor da Thomas Case & Associados, empresa especializada no gerenciamento de carreiras. Segundo ele, a vida pode começar aos 40, aos 30, aos 20 e até mesmo aos 50 anos. Depende do propósito de vida que você tem. “Presenciamos uma movimentação muito forte em grandes empresas que buscam os chamados high potential”, diz.

O perfil mencionado abrange profissionais com alta capacidade técnica, mas que têm lacunas a serem desenvolvidas. “Um profissional aos 40 anos ainda tem a metade da ‘vida útil’ para desenvolver algo e já presenciou cenários e, principalmente, pessoas”, explica Melo, ao falar das vantagens da experiência de vida já acumulada.

O marco simbólico que existe quando alguém completa 40 anos pode ser uma motivação para buscar novos objetivos e dar uma guinada na vida. “Não ache que o que você aprendeu lá atrás, há 20 anos, está bom. O mundo é outro, assim como os processos e os interesses. Esteja aberto a conhecer novas pessoas. Estabeleça prioridades pessoais e profissionais”, indica.

Você vai se interessar por:

Mais mulheres chefes de família: por que se preocupar com seguro

Perseverança é fundamental para quem deseja ter sucesso na carreira

Os desafios de conciliar maternidade e carreira

A vida profissional aos 40 anos

Uma pesquisa do SPC Brasil aponta que 20,6% dos brasileiros afirmam preferir trabalhar mais, se isso for sinônimo de ter mais dinheiro.

Esse estudo mostra que o trabalho ocupa um lugar de peso na vida das pessoas e, talvez por isso, a mudança profissional seja uma das principais entre as pessoas que querem transformar suas vidas aos 40 anos.

Para Bruno Melo, qualquer profissional pode desenvolver um projeto de transição de carreira nessa faixa etária. Mas ele alerta para alguns fatores que podem interferir no processo.

“As perspectivas do novo ambiente de trabalho, a remuneração, suas habilidades e competências, a disponibilidade e o quanto você está psicologicamente preparado para mudar são itens a analisar”, afirma.

O especialista indica que, se você já está decidido a mudar de carreira, o primeiro passo é planejar essa troca. Estabelecer áreas de interesse e desenvolver as competências exigidas por esse mercado é a dica.

“Tenha em mente que qualquer processo de mudança pode trazer traumas e incertezas, mas nem todos são assim. Foque no sucesso e no que você pode aprender e ensinar nesse momento.O seu está na técnica na experiência”, aposta.

Caso você ainda esteja considerando a ideia, o preparo para pensar nos detalhes da transição é fundamental. “Vá em frente, busque seus ideais. Planeje essa transição de forma sustentável. Absorva o que será necessário desenvolver daqui pra frente e persevere. Todo processo de transição pode ser doloroso no início, mas a gratificação vem com o foco”, finaliza.

 

Que tal uma nova vida aos 40 anos? Deixe um comentário.

vale a pena comprar no crediario
o que são benefícios assistenciais
por que as coisas são tão caras no Brasil
melhor lugar para trabalhar
pós graduação no exterior
Emprego dos sonhos