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por Vivo Seu Dinheiro

Como montar uma loja de presentes bonita e atraente

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Ao assistir ao noticiário e ver um especialista comentando a crise, é boa a chance de escutar que, frente a um cenário como o atual, empreender é uma das melhores saídas. E são muitos os formatos de negócio para quem gosta de atender ao público, como montar uma loja de presentes, por exemplo. Se essa é a sua ideia, veja neste artigo por onde começar.

Ela sabe como montar uma loja de presentes

Em um espaço com 50 metros quadrados, é possível montar um negócio lucrativo. Foto: iStock, Getty Images

Como montar uma loja de presentes

Diferentemente de alguns segmentos, o setor de presentes pode contar com vendas o ano inteiro. Afinal, não faltam datas comemorativas para materializar a sua gratidão por uma pessoa querida.

Tem o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do Amigo, formaturas, casamentos, nascimentos, batizados e chás de bebê. Isso sem contar os aniversários e outras datas. Ou seja, são várias as oportunidades de lucrar.

Mas antes de definir sua estratégia de vendas, é preciso saber como montar uma loja de presentes. Conforme dados do Sebrae, um estabelecimento que comercializa artigos mais simples pode ficar bem acomodado em um espaço de 50 metros quadrados de exposição – nesse caso, quando o proprietário concentra suas vendas em miudezas.

Já quando você pretende incluir artigos de decoração maiores – como tapetes e quadros – é importante contar com mais espaço para exibir esses itens. Se for a intenção, não há dúvida de que esses produtos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo indispensáveis nas lojas de presentes. Porta-retratos, espelhos de todos os tamanhos, luminárias e outros itens são bem-vindos, dos luxuosos aos de estilo irreverente.

Por falar em estilo, ele está diretamente ligado ao ponto de venda. Quanto mais luxuosos forem os itens, maior a necessidade de ter a loja em uma boa localização, com segurança, limpeza e fácil acesso a estacionamento. Hoje em dia, os shoppings especializados em decoração já estão por toda a parte, sobretudo nas capitais.

Por se tratar de um segmento em que o visual conta muito, a arquitetura da loja deve ser planejada de maneira estratégica, em especial a iluminação. Afinal, é preciso expor os itens da maneira maios atraente possível.

Investimento em sua loja de presentes

Conforme levantamento do Sebrae, o investimento mínimo é de R$ 60 mil para um espaço de 50 metros quadrados. Esse valor contempla desde a reforma necessária até o estoque inicial, equipamentos (balcões e gôndolas), capital de giro e tudo mais.

Nos dias de hoje, com a facilidade de compras pela internet, é importante investir em itens bastante diferenciados. Por isso, a rapidez dos fornecedores em repor seu estoque é um aspecto essencial no planejamento do negócio, que você deve avaliar com muita atenção.

Também é importante definir os tipos de itens. Pequenos produtos para decoração têm uma boa saída e são fáceis de organizar em um espaço restrito. Já os itens maiores, como tapetes, quadros, mesas e outros, são mais adequados para os shoppings de decoração.

De qualquer forma, é fundamental investir em uma boa vitrine, que possa realmente chamar a atenção do público. Fazer promoções periódicas – tanto ao vivo quanto nas redes sociais – também pode ajudar bastante a aumentar o fluxo de vendas.

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