Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como montar uma lista de presente de casamento sem gafes

A- A+

Planejar a troca de alianças não é tarefa simples. Afinal, são muitos os detalhes que devem ser pensados e definidos, como decoração, local, convites e a famosa lista de presente de casamento.

Saber o que pedir aos convidados, respeitando as possibilidades financeiras de cada um e as necessidades do casal, é algo que exige cuidado e conhecimento sobre a situação.

Casal monta lista de presente de casamento

Noivos devem montar a lista juntos, respeitando as condições dos convidados. Foto: iStock, Getty Images

Como montar a lista de presente de casamento

A gestora de evento Monike Kineippe, da Agência Blam, diz que a lista de presente de casamento está diretamente ligada às necessidades do casal.

Segundo ela, boa parte das pessoas que casam atualmente já moram com os parceiros há algum tempo e tem as casas montadas. Ou seja, os itens que poderiam ser pedidos em um Chá Bar ou Chá de Panela já não são mais necessários.

Dessa forma, é importante a lista tenha identificação com a personalidade dos noivos. Não adianta pedir algo que você já tem apenas para facilitar a vida dos convidados.

Monike lembra que as opções são cada vez mais variadas. Não é preciso sentir-se envergonhado em criar uma lista cujo presente é dinheiro se é isso que você precisa no momento.

Para a especialista em eventos, o ideal é que a lista de presente de casamento seja pensada no meio do processo de preparação do evento final. Especialmente antes da produção dos convites, para que os dados a respeito da loja ou da conta para depósito de cotas sejam anexadas ou descritas no rodapé dos cartões.

Uma das dicas de Monike é que os casais optem por lojas virtuais com presentes fictícios. Os noivos escolhem o que gostariam de ganhar e os convidados compram pela internet. No final, eles só recebem o valor que você pagou por aquilo que escolheu. É uma forma simbólica de seguir a tradição, mas que se adapta a uma nova realidade.

Para não errar na lista de presentes

As dúvidas também podem surgir com relação aos valores e aos estabelecimentos escolhidos. Montar uma lista de presente de casamento é, também, compreender as condições financeiras dos convidados e fazer escolhas que sejam confortáveis para todos os bolsos. Por isso, é importante tomar cuidado na definição do tipo de lista.

Monike diz ser importante oferecer opções em todas as faixas de preços. Mesmo as cotas de viagens devem começar com valores mais baixos.

Também é importante que não se estabeleça limites muito altos. Pais e padrinhos costumam oferecer presentes mais caros aos noivos, mas exagerar nos custos pode deixá-los na obrigação de gastar mais do que podem.

Ainda para evitar constrangimentos, analise com cautela a ideia de limitar a compra de presentes em apenas uma loja. Assim como é uma escolha cômoda para evitar itens repetidos e facilitar a troca, pode acabar prendendo os convidados a preços elevados, que não se encaixam em seus padrões, e que poderiam ser reduzidos com uma breve pesquisa em outros estabelecimentos.

Caso você opte por uma lista de presente de casamento tradicional, com produtos para montar a casa, tenha cuidado com a idoneidade da loja. A gestora de eventos sugere optar por um estabelecimento com o qual você já tenha trabalhado e que não demore demais para montar os móveis ou entregar outros produtos.

Se escolher valores financeiros e cotas como presentes, é fundamental fornecer os dados para o depósito do valor ou a agência de viagem com a qual entrar em contato.

Segundo Monike, conforme a região do país, essas informações costumam ser dispostas diretamente no convite. Mas há locais em que a prática é considerada deselegante, ou seja, se torna válido criar um site do evento para informar aos convidados.

Você vai se interessar por:

Encontre presentes no Vivo Compras

Se a ideia é comprar presentes na internet, a melhor dica é comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Você também tem uma boa dica para montar a lista de presente de casamento? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico