Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Jardim de inverno dá nova cara ao ambiente. Veja como montar

A- A+

Criar cômodos com a dose certa de luminosidade, sofisticação, texturas e cores é um desafio para quem está decorando uma casa. Um jardim de inverno é, muitas vezes, a solução encontrada para trazer uma novidade ao ambiente, sem fugir do estilo idealizado pelo arquiteto ou decorador. O uso de plantas, pedras e entradas de luz natural ajudam a compor um cenário clássico, mas com toques de modernidade. 

É mais fácil cuidar de um jardim de inverno do que de um externo.

Jardim deve ser visto como espaço que concede leveza e luminosidade ao ambiente. Foto: iStock, Getty Images

A composição do jardim de inverno

Segundo a paisagista Bianca Bauer, um jardim de inverno é um espaço que traz a natureza para dentro da casa. “É um jardim interno, que fica num espaço reservado dentro de uma casa e que utiliza pedras, fontes e plantas para completar o ambiente”, diz Bianca. A diferença de texturas e de cores é fundamental na criação de um espaço completo.

Bianca diz que o jardim de inverno não possui regras definidas para a sua criação, mas, como ele chama a atenção, precisa expressar o que o dono da casa gosta. “Vale a criatividade do cliente, as coisas que ele gosta. Precisa combinar com o estilo da casa. Se ele gosta de plantas altas ou baixas, quais as cores e materiais”, explica. 

Conforme a paisagista, geralmente, é feito um composé – uma composição de elementos com alturas diferentes, formatos e texturas que se encaixem. “Eu costumo trabalhar com rafias, arbóreas, pacovás e asplênios, plantas que são resistentes e que conseguem se combinar entre si e com os outros elementos”, afirma Bianca.

Asplênio em jardim de inverno

Asplênios atingem no máximo 90 cm e se adaptam bem a interiores. Foto: iStock, Getty Images

Na escolha das plantas, Bianca Bauer recomenda atenção. “As plantas que ficam em um jardim de inverno precisam ser mais resistentes e independentes de cuidado. Devem ser espécies que não precisam de tanta luminosidade, água ou ar fresco. Se adaptar a ambientes fechados é a principal característica”, conta a paisagista.

Além das plantas, são utilizados também pedras para realizar a cobertura do solo, além de plantas pequenas, como flores, para equilibrar a tonalidade verde e o tamanho dos vasos grandes. As fontes de água também podem ser uma opção para compor o cenário. As plantas maiores, como as rafias e as arbóreas, podem ser colocadas em cachepôs de vidro ou madeira.

A paisagista entende que é mais fácil cuidar de um jardim de inverno do que de um externo. “Ele é menor e isso facilita. Mas é preciso usar bem mais a criatividade também. Tem que ser uma coisa delicada, discreta”, sugere Bianca.

Você vai se interessar por:

Veja dicas para economizar no design e decoração da casa

Confira quais são os principais gastos para decorar a sala de estar

Veja 4 dicas para comprar artigo de decoração para escritório

O que muda um jardim de inverno

De todos os cuidados, o mais importante é a combinação com o resto do seu lar. É preciso entender o jardim de inverno como parte da casa, afirma Bianca. Por isso, é muito importante pensar na harmonia que ele vai ter com os outros ambientes. Os materiais utilizados não podem ser sofisticados demais e nem exageradamente simples com relação ao resto da decoração.

Um jardim de inverno dá mais leveza e luminosidade para o ambiente. Como costuma ter uma área aberta no teto para a entrada do sol, ele ilumina o espaço. Além disso, o uso de elementos naturais, como a água e as plantas, ajuda a refrescar e filtrar o ar que circula dentro de uma casa ao longo do dia.

O preço é uma característica que, segundo Bianca, varia muito conforme as escolhas que o cliente faz. “Eu posso colocar uma arbórea, que custa R$ 300 ou uma rafia, que custa R$ 70. Os valores de pedras também são relativos, sendo que existem mais de 30 modelos. As brancas costumam ser 30% mais caras”, finaliza a paisagista.

 

Gostou das dicas sobre jardim de inverno? Compartilhe!

almofadas para sofá
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
como abrir uma empreiteira