Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como maximizar o plano de internet

A- A+

Em tempos de conexão total – em casa, no carro, no trabalho, no parque ou no shopping –, não se pode correr o risco de ficar sem internet. Por isso, é importante racionalizar o uso do pacote de dados do plano de internet, para que se obtenha o melhor resultado, priorizando o que deve ser priorizado (como aquele e-mail importante enviado pelo chefe depois do expediente) e deixando para acessar mais tarde o que não for urgente (como aquele vídeo engraçado recebido no grupo de amigos do WhatsApp).

plano-de-internet

É importante racionalizar o uso do pacote de dados, para um melhor resultado. Foto: iStock, by Getty Images

Aplicativos maximizam plano de internet

Opera Max controla gastos desnecessários. Foto: Reprodução

Opera Max controla gastos desnecessários. Foto: Reprodução

Uma forma de otimizar o uso do plano de internet é utilizar aplicativos que ajudam a economizar no pacote de dados. O 3G Watchdog, por exemplo, monitora a conexão de internet 3G do celular, analisando se o consumo está alto e sugerindo formas de economizar.

Disponível para Android, o Opera Max, por sua vez, diminui o consumo de dados e controla gastos desnecessários ao compactar vídeos, fotos e imagens em quase todos os aplicativos do smartphone. Desta forma, consegue prolongar o pacote de dados, sem que o limite mensal da cota seja ultrapassado.

Outra alternativa é o Mobile Counter, aplicativo gratuito e compatível com aparelhos Android 2.1 ou superiores. Com ele, o usuário consegue monitorar quanto consome de dados em sua conexão 3G. Já o My Data Manager mostra os aplicativos que estão utilizando o pacote de dados ou a conexão Wi-Fi. Disponível para Android e iOS, o app disponibiliza gráficos e estatísticas que detalham a utilização da rede.

Mobile Counter permite monitorar consumo de dados. Foto: Reprodução

Mobile Counter permite monitorar consumo de dados. Foto: Reprodução

Medidas ajudam a racionalizar o uso do plano de internet

Para aproveitar melhor o plano de internet móvel, deve-se adotar algumas medidas, como habilitar o uso da rede Wi-Fi, sempre que disponível, desativar as notificações dos aplicativos e só atualizar os apps automaticamente quando se estiver conectado ao Wi-Fi. Confira algumas dicas:

  • Sempre que possível, use o Wi-Fi

Mesmo em casa ou no trabalho, onde a conexão Wi-Fi está disponível, alguns usuários mantêm a conexão móvel ativa, consumindo dados – que serão preciosos quando se estiver na rua – de forma desnecessária.

  • Baixe os vídeos sempre no Wi-Fi

Invariavelmente, os vídeos são muito mais pesados do que fotos e outros itens recebidos no celular. Assim, consomem muito mais dados. Por isso, evite baixar vídeos do WhatsApp usando a rede móvel. Em suas configurações, o aplicativo oferece a possibilidade de habilitação de download automático de vídeos apenas para o Wi-Fi. E, claro, não assista a vídeos do YouTube, do Facebook ou do Netflix quando conectado à rede móvel.

  • Baixe e atualize aplicativos somente no Wi-Fi

A lógica é a mesma dos vídeos. Mais pesados do que os arquivos comuns, aplicativos e suas atualizações consomem muitos dados. Por isso, deixe para baixá-los ou atualizá-los em casa ou no trabalho.

  • Desative as notificações dos aplicativos

Quando as notificações estão habilitadas, o smartphone e o tablet buscam periodicamente atualizações na internet, o que consome dados com esta mesma frequência. Assim, o melhor a fazer desativar as notificações e, quando precisar saber se aquele esperado e-mail chegou, abrir o aplicativo e checar.

  • Baixe mapas no Wi-Fi e acesse-os offline

A cada vez que se baixa um mapa usando a rede móvel, parte do pacote é consumida. Os mapas podem ser baixados via rede Wi-Fi, armazenados no smartphone e abertos a qualquer momento, sem necessidade de conexão móvel.

  • Quando possível, desligue a internet

Quando em espera, os aplicativos do tablet ou do smartphone permanecem sincronizados com redes sociais, e-mails e outros aplicativos. Por isso, quando estiver utilizando os equipamentos apenas para leitura ou trabalhando em alguma tarefa específica que não exija conexão à internet, desative a conexão móvel.

Crédito antecipado

Clientes Vivo de planos pré-pago e controle que forem pegos de surpresa sem crédito podem solicitar a antecipação da próxima recarga. Com o Crédito Antecipado Voz, você tem liberados R$ 3 da próxima recarga para serem usados a qualquer momento em que você precisar.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas de plano de internet? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhor lugar para trabalhar
celular 2g 3g ou 4g
roteadores wifi potentes
quanto custa fazer um aplicativo
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar