Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como marcar assento no avião e escolher o lugar para viajar

A- A+

Entrar no avião para curtir belas férias em um daqueles destinos que tanto sonhamos é incrível. Mas, principalmente em uma viagem longa, a chance de chegar com dor nas costas é real. Para prevenir esse incômodo, confira dicas para marcar assento e conseguir uma boa localização no voo.

Viajar bem depende de marcar assento

Para conseguir um bom assento no voo, melhor estratégia é comprar com antecedência. Foto: Shutterstock

As melhores formas de marcar assento

Como é sabido, comprar as passagens com antecedência dá muitas opções de assento, pois os lugares ainda não foram preenchidos. Essa é, de longe, a melhor forma de garantir um bom lugar, a menos que você possa ir de primeira classe. Caso não consiga fazer sua reserva tão cedo, alguns sites podem ajudar. Confira três deles:

Seat Expert

A página oferece a listagem das companhias aéreas e suas respectivas aeronaves. Basta clicar sobre um modelo e você pode visualizar o mapa do avião. Os assentos menos interessantes são marcados em cores diferentes – ao lado, aparece uma legenda, explicando o que significa cada cor.

Seat Guru

O site, que pertence ao Trip Advisor, dá dicas valiosas. Assim como o Seat Expert, ele fornece um mapa dos aviões utilizados pelas companhias aéreas nos mais diferentes trajetos. Assim, ele distingue por cor os melhores lugares, os intermediários e os piores, justificando a opinião – como ausência de janelas, impossibilidade de inclinação do assento, entre outros.

Routehappy

Em outro estilo, o Routehappy faz uma avaliação mais completa do avião, que inclui não apenas a localização dos assentos, mas a distância entre eles, seu layout (se é 2-4-2 ou 3-4-3), comodidade, opções de entretenimento e até mesmo a questão da pontuação (milhas). Com base nas opiniões, a empresa monta um ranking dos melhores voos.

Estratégias de viajante funcionam?

Na busca por marcar assento e encontrar um lugar mais confortável, muitas pessoas bolam estratégias. Uma delas é, ao viajar em dupla, deixar um assento no meio para que ninguém venha ocupá-lo, ganhando mais espaço.

Entretanto, especialistas indicam que essa lacuna pode ser um tiro no pé. Em voos mais cheios, quando não há a possibilidade de sentar sozinho, a chance de alguém preferir a fileira do meio é grande e o motivo é simples: na hora de levantar, só atrapalham uma pessoa e não duas, como aconteceria ao sentar junto à janela.

Outro ponto que deve ser analisado ao tentar marcar assento é a questão de escolher a fileira que tem um espaço maior na frente. De fato, há mais espaço para as pernas e não há uma poltrona reclinando sobre a sua em momento algum. Por outro lado, é complicado acomodar a bagagem de mão e o pior: fica próximo aos banheiros.

Na dúvida, é melhor dar uma olhada em sites de viagens e reunir todas as dicas antes de comprar sua passagem. Só assim você poderá avaliar o assento mais conveniente em cada voo.

Você vai se interessar por:

Compare preços e economize

Se você comprar as passagens com antecedência, certamente conseguirá preços melhores. Nesse sentido, um comparador de preços é uma ótima ferramenta para pesquisar e comprar. O Vivo Compras, por exemplo, reúne ofertas dos maiores e-commerces do Brasil, oferecendo desde artigos de moda e decoração, até eletrônicos, brinquedos, lazer e viagens.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Gostou das dicas para marcar assento? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple