Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como manter o cartão de crédito amigo do seu bolso

A- A+

Você tem vários planos para o futuro e quer guardar dinheiro para realizá-los? Saiba que o uso consciente do cartão de crédito pode ser fonte de organização financeira e trazer inúmeras vantagens para você.

Culturalmente, é comum as pessoas pensarem no chamado dinheiro de plástico como um vilão. Mas a verdade é que as dores de cabeça só irão surgir se você o utilizar da forma errada. Na hora de administrar as contas e manter o orçamento equilibrado, é fundamental ter no cartão um aliado para o seu bolso.

cartao

Usado de maneira correta, o cartão de crédito pode ser um aliado do seu bolso. Foto: iStock, Getty Images

Faça do cartão um amigo, não um vilão

Por distração ou falta de disciplina, há pessoas não conseguem prever o montante total de sua fatura e ficam com um saldo negativo, o que resulta no pagamento de juros. Para evitar que isso aconteça, confira os principais cuidados que o educador financeiro Pedro Braggio recomenda.

– Todos os comprovantes devem ser guardados e cadastrados na planilha de controle, seja ela no papel ou em forma digital. Por isso, não hesite em pedir a segunda via de cada compra.

– Na maioria dos casos, o parcelamento no cartão deve ser evitado. O valor gasto será descontado no mês seguinte e, se não houver controle, você poderá não ter o dinheiro para pagar a dívida.

– O valor total da fatura deve respeitar um limite que se encaixa no orçamento do mês, sem que isso exija sufoco da sua parte.

– Sempre que possível, pague o valor total da fatura. A parcela mínima pode ser tentadora, mas é sempre uma situação de dívida que aumenta as chances de você perder o controle de quanto gastou.

– Determine uma verba para os itens mais comuns que usa no cartão. Por exemplo, se você paga o combustível com cartão, faça a conta de quanto gasta e lance na planilha do mês seguinte. Acompanhe o orçamento e o atualize conforme abastecer seu carro.

Quando usar o cartão é boa opção

Explorar as possibilidades que o cartão de crédito oferece pode ser boa opção. Braggio explica que, nas compras de alto valor, em que o parcelamento mantém o mesmo preço à vista ou semelhante, o uso do cartão traz vantagens.

Elas são ainda mais evidentes se você já possuir o montante necessário para cobrir a dívida, pois é possível guardar o dinheiro na poupança e, ao término do pagamento, ainda contar com os rendimentos.

O cartão também é bem-vindo para lidar com imprevistos.”Digamos que você tenha sua casa assaltada. Sem seguro, vai precisar repor os bens essenciais rapidamente, então, nessa hora, o cartão pode ser o salvador”, exemplifica.

Cartões de crédito com benefícios

Agora que você já sabe como usar o cartão, que tal contar com a sua praticidade e segurança? Com os Cartões de Crédito Vivo, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre cartão? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito