Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como limpar meu nome do Cadastro Negativo?

A- A+

O fácil acesso ao crédito nos últimos anos seguido de uma difícil realidade econômica fez com que muitos consumidores perdessem o controle do seu orçamento doméstico e contraíssem dívidas. Com as contas mais altas e sem alternativas imediatas, muitas vezes, as pessoas se vêm sem saída e o nome vai parar na temida lista negra do consumo, a da Serasa. Se isso acontecer, como limpar meu nome do Cadastro Negativo?

A equipe do Vivo Seu Dinheiro conversou com Fernanda Monnerat, que é Diretora da SerasaConsumidor, e ela respondeu essa e outras dúvidas sobre esse assunto.

Assista ao vídeo e tire a dúvida: como limpar meu nome do Cadastro Negativo?

Como limpar meu nome do Cadastro Negativo?

1 . Verifique o tamanho da sua dívida

Saber o quanto você deve e quem são seus credores é o primeiro passo para sair do Cadastro Negativo. Coloque no papel, na planilha ou onde for mais fácil para você enxergar o problema como um todo.

2 . Procure o credor para renegociar o valor

O segundo passo é procurar o credor e estudar as possibilidades para cumprir com o pagamento da dívida. “Quando ele negocia com o credor e paga a dívida, esse credor volta para a Serasa e avisa que essa dívida foi paga e que o nome tem que ser retirado do Cadastro Negativo”, explica Fernanda.

3 . Busque o Limpa Nome Online ou o Feirão Limpa Nome

Entre as possibilidades para limpar o nome gratuitamente, está o Limpa Nome Online, uma plataforma disponível no pelo site www.serasaconsumidor.com.br, onde já é possível resolver o problema das dívidas pela internet. Outra alternativa é o Feirão Limpa Nome, que são eventos presenciais realizados em todo o Brasil com o objetivo de facilitar o acordo entre endividados e credores, com melhores condições de pagamento. No site do SerasaConsumidor também é possível acompanhar o calendário desses eventos à medida que eles são agendados.

4 . Mantenha organização financeira

É importante fazer um planejamento do seu orçamento doméstico e saber exatamente de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. Se você não sabe por onde começar, escolha uma de nossas planilhas, baixe e adote o hábito de controlar os gastos. “A partir do momento que você tem planejamento, que você consegue fazer suas contas do mês fecharem, que você não adquire dívidas fora do seu alcance de pagamento, dificilmente essa pessoa vai ficar negativada”, reforça.

5 . Faça um planejamento e evite novas dívidas

Com a entrada e saída de dinheiro organizadas, o grande desafio é manter o hábito, evitar novas dívidas, pagar as que existem e, então, traçar objetivos concretos para realizar sonhos, seja uma viagem, começar a investir, etc.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas sobre como limpar meu nome do cadastro negativo? Deixe um comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label