Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como lavar carro com economia de água, tempo e dinheiro

A- A+

Um carro sujo gera má impressão, é desconfortável e pouco higiênico, mas lavar o veículo com frequência pode se tornar um hábito caro – tanto para o seu bolso como para a natureza. Se você quer encontrar um equilíbrio, saiba como lavar carro economizando água, tempo e dinheiro.

Aprendendo como lavar carro com economia

Não usar mangueira é uma das principais dicas para lavar carro com economia. Foto: iStock, Getty Images

Como lavar carro com economia

Quer aprender como lavar carro economizando água? Confira a seguir cinco dicas certeiras. Tudo depende da técnica e dos procedimentos que você utilizará na lavagem.

1. Evite o lava-jato

Este é o utensílio que mais consome água durante a lavagem do carro, por conta da pressão à qual a água é submetida. Para lavar o automóvel com lava-jato, você exagera no uso da água, substituindo a força que seria exercida por um pano ou esponja, por exemplo. Não é uma boa ideia, embora a velocidade da técnica e a praticidade sejam tentadoras.

2. Abandone a mangueira

A mangueira é outra vilã do desperdício de água durante a lavagem do veículo. Água corrente, mesmo que seja por poucos minutos, representa litros desperdiçados. A eficiência dessa prática é baixa: muita água para pouco resultado. Uma das alternativas para evitar o desperdício é instalar uma trava na extremidade da mangueira, acionando apenas quando necessário.

3. Tenha o balde como principal parceiro

Encha um balde da água e utilize esse líquido para fazer a lavagem do carro. Depois de molhar a área que você pretende lavar, encharque uma esponja adequada para automóveis no balde, pegue sabão neutro e esfregue com cuidado. Não deixe a espuma secar e enxague a área lavada, evitando manchas na pintura. Assim, você gasta pouca água e tem uma lavagem eficiente.

4. Lave à sombra

Se você lavar o carro ao sol, irá gastar mais água, porque a espuma seca mais rápido e a lataria do carro está aquecida. Mantenha o veículo à sombra na hora de lavar e certifique-se de que todas as áreas estão frias.

5. Utilize produtos especializados

Produtos de limpeza especializados, como detergentes automotivos e ceras, auxiliam a lavagem e muitas vezes dispensam o uso de água. A técnica pode ser útil principalmente para veículos apenas empoeirados, em que é possível aplicar a chamada lavagem a seco.

Economizando tempo e dinheiro na lavagem

Quando você lava o carro por iniciativa própria e de forma eficiente, sem desperdício de água, acaba economizando duas vezes: primeiro, porque gasta menos água com métodos inteligentes; segundo, porque não precisa pagar uma lavagem para fazer o serviço.

Para quem precisa se deslocar com uma frequência muito grande, aprender como lavar o carro por conta própria também significa economizar tempo. Nas lavagens, é preciso organizar uma logística que permita deixar o carro no local indicado, esperar algumas horas e buscá-lo novamente. Pode ser uma tarefa pouco prática para quem utiliza o veículo no dia a dia para trabalhar, por exemplo.

Agora, se você não consegue lavar o carro em casa por falta de tempo ou outros motivos, a recomendação é pesquisar o máximo possível para encontrar uma lavagem com as melhores condições. Valorize as empresas com hábitos sustentáveis e exija pontualidade no prazo acordado.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Agora que já sabe como lavar carro e economizar, é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Aprendeu como lavar carro com economia? Compartilhe as dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos