Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como juntar dinheiro mesmo ganhando pouco

A- A+

Você quer comprar um apartamento, fazer um curso no exterior e comprar um carro, mas o salário que você ganha mal dá para pagar as contas? Não é por isso que você deve se conformar com a ideia de que seus sonhos estão cada vez mais distantes. Mesmo ganhando pouco, há como juntar dinheiro para investir em projetos de vida que são importantes para você.

Para saber como juntar dinheiro apesar de seu rendimento não ser tão alto quanto você gostaria, o primeiro passo é saber exatamente onde você está gastando o pouco que você ganha. Assim, ficará mais fácil identificar quais gastos podem ser cortados para se transformar em economia.

“Você primeiramente precisa conhecer todos os seus gastos. É preciso fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, você deverá anotar durante 30 dias todos os seus gastos, por tipo de despesa”, orienta a educadora financeira Daniela Dorneles, da DSOP Educação Financeira.

Planejamento e organização são essenciais. Foto: iStock, by Getty Images

Planejamento e organização são essenciais. Foto: iStock, by Getty Images

Daniela destaca que nenhum gasto, mas nenhum mesmo, deve ficar de fora das suas anotações. Isso porque pequenos valores, como cafezinho, gorjeta, chiclete e outras miudezas que você compra no dia a dia, podem representar um valor significativo quando somados no fim do mês.

Estabelecer metas ajuda a forçar economia

Depois de diagnosticar os seus gastos, você vai saber exatamente no que e quanto você é capaz de economizar por mês. A partir desse levantamento, você deve avaliar quanto dinheiro você precisa para realizar suas metas. Assim, você saberá durante quanto tempo você precisará juntar dinheiro até chegar ao valor que você precisa.

“Ter as suas metas definidas, saber quanto custam e quanto você poderá guardar por mês para realizá-las, ajudará você a evitar as compras impulsivas, porque você pensará duas vezes antes de gastar com algo supérfluo, já que você passará a priorizar os seus sonhos”, ensina Daniela.

Conforme a educadora financeira, é importante que você defina quais são os seus sonhos de curto (para até um ano), médio (para daqui a um até dez anos) e longo prazo (para mais de dez anos). Ter objetivos claros fará com que você não perca o foco e evitará que você acabe gastando com itens desnecessários, mas é preciso ter disciplina. Priorize seus sonhos e use essas metas como inspiração para mudar seu comportamento em relação ao dinheiro.

Além de descobrir como juntar dinheiro, é preciso aprender como aplicá-lo

Passada a fase de identificação das despesas e o estabelecimento das metas, é preciso procurar a melhor aplicação para investir o dinheiro que você está economizando para garantir a realização dos seus sonhos.

Daniela recomenda aplicações diferentes para cada tipo de meta: a Caderneta de Poupança seria mais adequada para os sonhos de curto prazo; para os de médio prazo, o CDB (Certificado de Depósito Bancário), Fundo de Renda Fixa e Tesouro Direto são mais indicados; e para os sonhos de longo prazo, alternativas como a Previdência Privada, o Tesouro Direto e Ações devem ser consideradas.

A principal diferença entre uma modalidade e outra está relacionada às taxas de rendimento, mas mudam também as regras com relação ao prazo para saque do dinheiro. Preste atenção nas taxas de administração, para não perder uma quantia significativa das suas economias. Informe-se bem antes de escolher a forma de aplicação, pois tão importante quanto descobrir como juntar dinheiro é aprender a tirar o melhor rendimento dele, até para acelerar a realização dos seus sonhos.

Conta pré-paga

Você sabia que a Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular? O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de como juntar dinheiro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria