Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como investir meu dinheiro? Veja dicas para uma aplicação financeira

A- A+

A dificuldade financeira não escolhe vítimas. Você vive no aperto, tenta controlar os gastos e não fazer novas despesas, mas ainda assim não tem fôlego no bolso. A solução pode ser ampliar seus rendimentos em uma aplicação. Mas aí vem a pergunta: como investir meu dinheiro com segurança e chance de lucro?

Em tempos de crise, parece que o mês tem muito mais do que 30 dias, não é mesmo? Contas a pagar, artigos de trabalho para comprar e outras tantas despesas, o seu orçamento só diminui e as folhas do calendário teimam em não virar.

É nesse cenário que aprender como investir seu dinheiro é essencial para conquistar um alívio nas finanças, se ver livre de dívidas e, quem sabe, realizar sonhos que você deseja há tanto tempo.

Como investir meu dinheiro com segurança e chance de lucro?

Pense em todas as possibilidades de investimento antes de começar a aplicar. Foto: iStock, Getty Images

Como investir meu dinheiro?

A resposta à pergunta “como investir meu dinheiro?” depende da definição clara de objetivos que pretende atingir com a futura aplicação financeira. Determinar se precisa desse dinheiro em curto, médio ou longo prazo é o primeiro passo.

O colaborador do blog Educando seu Bolso, Ewerton Veloso, elenca outros três elementos que são fundamentais para a escolha da melhor modalidade para você:

Liquidez: é possível sacar o dinheiro a qualquer momento, sem penalidades ou grandes perdas de rendimento?

Segurança: o tipo de aplicação escolhido é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC)? Se não for, a instituição financeira é confiável?

Tributação: existe incidência de Imposto de Renda ou de outros tributos, penalidades ou grandes perdas de rendimento? Uma aplicação com rendimento menor, mas isenta de impostos, pode ser mais vantajosa do que outra que renda mais, mas que seja tributada.

Assim, seguindo esse tripé, é possível realizar investimentos com mais segurança, não levando em conta somente a rentabilidade de cada aplicação.

Diversificar investimentos é importante

Outra maneira de investir o seu dinheiro de forma inteligente, é variar os tipos de aplicação presentes na sua carteira de investimentos. O ideal, de acordo com o investidor e fundador do site Investidor Inteligente, Lucas Andrade, é dividir entre 75% renda fixa e 25% ações.

A primeira modalidade é opção mais segura, com rentabilidade garantida e com baixo valor de investimento incial. Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e títulos do Tesouro Direto são as opções mais indicadas.

Além da renda fixa, mais segura, mas com uma rentabilidade menor, caso tenha dinheiro disponível, vale a pena diversificar seus investimentos, direcionando uma quantia para fundos de investimento em renda variável, como ações.

Essas opções oferecem uma rentabilidade mais significativa. No entanto, é importante ter em mente que o risco nesse tipo de investimento é maior. Não há garantia de ganhos e perder dinheiro é uma possibilidade.

Você vai se interessar por:

Como investir dinheiro: Confira 4 opções

Descubra como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro

LCI e LCA: Entenda as diferenças entre letras de crédito

Recarga antecipada no celular

Além de investir o seu dinheiro, é preciso aprender a ajustar as contas. Para situações emergenciais, sem precisar aumentar os gastos com o celular, é possível contar com uma recarga de R$ 3. Com o serviço Crédito Antecipado de Voz, da Vivo, o valor é descontado automaticamente na próxima recarga ou na fatura de sua conta controle.

Basta enviar uma mensagem SMS para o número 730 com a palavra “crédito”, ou com uma ligação para o portal de voz pelo número *8013, a operadora antecipa o saldo, que pode ser utilizado no prazo de dez dias e será descontado, automaticamente, da sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Você tem uma boa dica a quem se pergunta “como investir meu dinheiro”? Comente!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena