Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como investir dinheiro: Confira 4 opções

A- A+

Quando a crise aperta e quanto mais a idade avança, leva vantagem quem tem um dinheirinho guardado. Por isso, pensar em como investir dinheiro é necessário para garantir um futuro mais tranquilo para você e sua família.

No entanto, a maior parte dos brasileiros ainda é bastante conservadora, quando se trata de investimentos. Uma recente pesquisa do Instituto Rosenfield, encomendada pela BM&FBovespa, mostrou que 52% dos entrevistados preferem investimentos de baixo risco, como a poupança, por exemplo, mesmo que a rentabilidade seja menor.

Como investir dinheiro

Com os devidos cuidados, você investe com poucos riscos e boa rentabilidade. Foto: iStock, Getty Images

Falta conhecimento

Na mesma pesquisa, 12% dos entrevistados disseram acreditar que investimento é algo “para ricos”. Os dados demonstram que a falta de conhecimento sobre como investir o dinheiro é um dos principais motivos para o conservadorismo do brasileiro, nesse quesito.

Para desmitificar essa ideia, o Vivo Mais Saudável separou quatro alternativas para que você possa decidir com mais clareza e segurança como investir os seus rendimentos. Você vai ver que não é preciso ter grandes quantias para dar a largada em um investimento. Tudo depende da modalidade que você escolher.

Como investir: 4 opções

Confira quatro alternativas de como investir seu dinheiro e fazê-lo render mais para garantir um futuro de qualidade. As informações são do Banco Central e da BM&FBovespa.

1. Caderneta de poupança

Preferida dos brasileiros, a caderneta de poupança pode ser feita por qualquer cidadão, com qualquer quantia de dinheiro. É considerado um investimento conservador porque tem baixo risco, porém o rendimento também é baixo: 0,5% ao mês.

A grande vantagem é que você pode contar com o dinheiro da poupança no momento que precisar, pois não há prazo de carência para fazer saques dos valores que você poupou.

2. CDB e RDB

No caso do CBD – Certificado de Depósitos Bancários -, você faz depósitos ao banco, que funcionam como empréstimos à instituição. No final do prazo estabelecido, você recebe o valor depositado com juros. Nessa modalidade, pode-se negociar o resgate antecipado, com alguma perda nos rendimentos.

O RDB – Recibo de Depósitos Bancários – funciona de forma semelhante, com a diferença de que não há opção de resgatar o valor antes do término do prazo. O risco desses investimentos é mínimo, a não ser que o banco quebre, e o rendimento é bem maior que o da poupança.

Leia a continuação das dicas sobre como investir seu dinheiro em Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
por que a poupança rende tão pouco
o que é previdência complementar