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por Vivo Seu Dinheiro

Como identificar negócios e oportunidades para empreender

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Ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos sabem como dar o pontapé inicial. Saber identificar negócios e oportunidades é etapa essencial para ingressar no mundo do empreendedorismo, com maior chance de sucesso na empreitada.

Se você quer se tornar o próprio patrão, algumas dicas podem ajudar a encontrar o nicho de mercado que melhor alia o seu gosto pessoal com a possibilidade de abrir empresa e ganhar dinheiro com ela.

Empreendedor encontrou negócios e oportunidades

Se o produto que vai vender já existe, é preciso inovar na abordagem ao cliente. Foto: iStock, Getty Images

Negócios e oportunidades: como encontrar?

A tentativa de identificar negócios e oportunidades rentáveis para empreender é uma busca comum. Por isso, o Sebrae de Pernambuco divulgou dicas valiosas para observar o mercado e não deixar passar uma boa chance de criar empresa.

Uma das possibilidades é atender a uma demanda que ainda esteja em falta. Em outras palavras, fornecedor algo escasso na sua região.

Mas fique atento aos prós e contras: se, por um lado, a novidade pode gerar filas (o que é sinônimo de uma rápida entrada de dinheiro), por outro, produz um boom que pode ser apenas momentâneo. Assim que os consumidores compram a sua “invenção”, logo não precisarão mais dela. Também é comum que surja a concorrência – e pode ser que, com isso, seu produto seja superado.

Outra maneira de empreender é fornecer algo que já existe, mas de maneira nova ou melhor. Basicamente, isso se resume a identificar um produto que não seja satisfatório para os consumidores. Soluções inovadoras sempre caem no gosto do público.

O empreendedor também pode dar um passo maior, fornecendo um novo produto ou serviço. Para isso, ele precisa conhecer – e reforçar, se for o caso – suas habilidades e conhecimentos. Afinal, a entrada de um produto no mercado é uma experiência que depende de muitos fatores, mas a qualidade é fundamental para o sucesso.

Antes de lançar a novidade oficialmente, é necessário estudar o comportamento do consumidor. Entenda o que pensa o público a quem você destinará seu negócio, quais suas preferências, quais os meios de pagamento mais usados, se preferem comprar pela internet ou presencialmente.

Não dependa da sorte

Escolher a área em que você vai trabalhar não pode ser uma loteria. É preciso muito estudo para aumentar suas chances. Em primeiro lugar, é importante que você se identifique com o nicho desejado. Mas só isso não basta, pois empreender com seu hobby pode ser arriscado. Ou seja, é preciso ter habilidade.

Muitas pessoas gostam de moda e música, por exemplo. Mas nem todos têm habilidade para tocar um instrumento, cantar, desenhar ou costurar roupas. Tudo isso, quando realizado de forma profissional, envolve muita técnica. Sem ela, aumenta a chance de seu negócio não decolar.

Questionar-se é fundamental

Quer mais uma boa dica para encontrar bons negócios e oportunidades de empereender? Questionar-se muito é o principal conselho de Lisa Gundry, diretora do Centro para Criatividade e Inovação da DePaul Universisty, de Chicago. Ela relacionou algumas perguntas importantes para o futuro empreendedor fazer a si mesmo:

  • Qual a maior necessidade dos clientes desse nicho de mercado?
  • O que eles precisão em breve e que não está disponível ainda?
  • Qual a maior demanda ou frustração desses consumidores?
  • Se você também é consumidor desse segmento, o que você gostaria de mudar?
  • O que parece não dar certo nesse mercado?

Este tipo de questionamento ajuda a formar uma massa crítica, um raciocínio mais voltado ao planejamento de uma empresa.

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