Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como identificar franquias rentáveis para abrir seu próprio negócio

A- A+

O ramo do franchising é sedutor para quem deseja empreender: com a marca consolidada no mercado e os processos de eficiência comprovada, basta repetir o modelo de negócio para ter sucesso. Mas para a teoria se concretizar é preciso encontrar franquias rentáveis, que realmente compensem o investimento.

Conversando sobre franquias rentáveis

Rentabilidade depende de fatores como localização, concorrência e demanda. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar franquias rentáveis

Na hora de avaliar a rentabilidade de uma franquia, você deve destrinchar o investimento necessário para se tornar um franqueado. Esse valor é estipulado pela franqueadora e pode incluir as seguintes taxas:

  • Taxa de franquia ou de adesão: valor pago uma única vez, para ter direito ao negócio
  • Royalties: valor mensal pago para cobrir custos de assessoramento
  • Taxa ou fundo de publicidade: valor utilizado para investir em propaganda.

Além disso, é preciso considerar despesas com aluguel, reforma do estabelecimento, dinheiro para fluxo de caixa, gastos com estoque e estrutura, entre outros.

Em geral, as franqueadoras estipulam o faturamento esperado e a rentabilidade do modelo. Assim, pode-se fazer uma previsão de retorno para o investimento do valor aplicado. Na maior parte dos casos, essa previsão é estipulada entre 12 e 36 meses.

Mas o sucesso também depende de critérios de difícil mensuração, como gestão do negócio, localização, demanda, concorrência e clima. Para diminuir incertezas e ter garantia de que o negócio será rentável, a melhor opção é recorrer a uma análise de mercado.

Ao observar o cenário no qual você pretende inserir sua franquia, é possível mapear fornecedores, clientes e concorrentes, o que diminui os riscos de prejuízo. Achou complicado? Talvez seja uma boa contratar profissionais competentes ou uma assessoria especializada para fazer o levantamento dos dados.

Você vai se interessar por:

Valorize a opinião dos franqueados

Em alguns casos, o candidato à franquia talvez tenha dificuldades para obter informações e relatórios financeiros detalhados por parte do franqueador. Isso pode acontecer por desejo de sigilo ou para evitar “assustar” o empreendedor com supostas obrigações para alcançar a lucratividade desejada, por exemplo.

Para ter certeza do futuro que você está escolhendo, uma das principais dicas é conversar com franqueados e ex-franqueados da rede pela qual você tem interesse. Falando de forma aberta, sem as obrigações contratuais para atravancar o processo, é possível ouvir um testemunho honesto sobre a operacionalidade do sistema – o que ajuda na hora de identificar franquias rentáveis.

Isso porque o investidor com quem você irá conversar certamente passou pelos mesmos dilemas que você está enfrentando, e saberá sanar suas dúvidas, sem a intenção de vender uma unidade de negócio ou se beneficiar do seu pouco conhecimento na área.  

Para começar a procurar pelas franquias, a dica é consultar o portal da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Lá, é possível pesquisar opções por investimento inicial ou segmento, o que permite filtrar resultados de acordo com as suas prioridades.

 

Este artigo sobre franquias rentáveis fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria