Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional

A- A+

Está planejando uma temporada fora do Brasil? Um cartão de crédito pré-pago internacional é uma ferramenta utilizada em viagens ao exterior e também para realizar compras online em sites estrangeiros. É uma maneira do consumidor controlar seus gastos nessas ocasiões, funcionando com base na recarga de créditos.

Além de ser pensado para esse maior controle financeiro, o cartão de crédito pré-pago internacional objetiva a comodidade, pois costuma ser aceito em uma extensa rede de estabelecimentos, que vão de supermercados a grandes magazines, postos de gasolina, cinemas e restaurantes. Outra função é a possibilidade de realizar saques em caixas eletrônicos.

Compras em Londres com o cartão de crédito pré-pago internacional

Cartão pré-pago ajuda a estabelecer limites de gastos com compras no exterior. Foto: Shutterstock

Uso do cartão de crédito pré-pago internacional

De acordo com a Associação de Cartões de Créditos e Serviços (Abecs), o cartão de crédito pré-pago internacional tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários de plásticos. “Hoje em dia, várias empresas oferecem esse tipo de cartão com diferentes funções”, explica Raul Moreira, vice-presidente da Abecs.

Segundo a Abecs, a praticidade na hora de contratar os serviços, as taxas de uso mais baixas e a facilidade de recarga e consulta estão entre os principais fatores que atraem os consumidores para esse tipo de cartão, tanto o usado em território nacional como no exterior. “Não é preciso ter conta bancária para possuir um cartão pré-pago e não existe nenhuma análise de crédito no processo”, lembra Moreira.

A praticidade em realizar recargas também é uma marca do cartão de crédito pré-pago. Elas podem ser efetuadas pela internet, celular, caixas eletrônicos, por meio de transferências e em agências, através de boletos bancários.

A consulta à movimentação do cartão também pode ser feita online, no site ou pelo aplicativo do banco que presta o serviço. Assim como a fatura de um cartão convencional, o consumidor confere a listagem de compras pela data da realização e pelo nome do estabelecimento. “A diferença é que ele próprio estabelece seu limite e não precisa se preocupar com data de vencimento”, aponta Moreira.

Você vai se interessar por:

Saiba como entrar em contato com sua administradora de cartão de crédito

Avalie estes 8 pontos antes de solicitar cartão de crédito

Descubra como usar cartão de crédito de forma positiva

Custos do cartão de crédito pré-pago internacional

Assim como um cartão convencional, o cartão de crédito pré-pago internacional também possui tarifas que funcionam como uma espécie de anuidade. Antes de adquiri-lo, o consumidor precisa se informar sobre quais são essas tarifas, que variam de acordo com a bandeira e instituição financeira que a oferece.

A maioria dos cartões pré-pagos cobra uma taxa de manutenção mensal que permite ao consumidor fazer um número ilimitado de compras, consultas e carregamentos. No caso de transferências e saques, ele paga separadamente por cada operação realizada.

Um outro custo para o qual é preciso ficar atento é a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No caso de compras online em sites estrangeiros ou em viagens internacionais e saques no exterior, o titular paga a alíquota de 6,38% sob o valor de cada transação. O IOF é descontado dos créditos do próprio cartão, o que diminui o limite de compra.

 

Gostou de conhecer o cartão de crédito pré-pago internacional? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito