Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como funciona o plano de saúde com co-participação

A- A+

Saúde é o que interessa, não é mesmo? Pensando nisso, muitas pessoas buscam opções para não depender apenas do SUS no Brasil, sem que seja preciso comprometer muito da renda mensal para isso. Foi para esse público em especial que surgiu o plano de saúde com co-participação – mais acessível, mas que possui custos além da mensalidade.

Pessoas avaliando as vantagens do plano de saúde com co-participação

Planos que cobram por consultas e exames exigem ainda mais organização financeira. Foto: Shutterstock

Plano de saúde com co-participação

O plano de saúde com co-participação é semelhante ao completo, mas exige que o usuário conheça bem as regras não apenas na contratação como também ao utilizar seus serviços. A grande questão é identificar qual o seu perfil de uso e entender bem o contrato.

A modalidade costuma ter um valor menor de mensalidade e cobrar por exames e consultas. Se você não costuma utilizar muito seu plano de saúde e está contratando por segurança, pode ser uma boa escolha. Mas consulte os valores individuais de exames e consultas e tenha esse dinheiro reservado para quando a fatura chegar, pois será um adicional à mensalidade.

No entanto, se você está precisando monitorar sua saúde, ou está fazendo um plano para a família, por exemplo, pode não ser a modalidade mais adequada. Se for muito usado, os custos podem superar o valor da mensalidade que parecia mais barata. Vale a pena colocar tudo no papel.

Como estimar o custo do plano

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é difícil estimar com quais custos o usuário terá que arcar, pois depende do contrato assinado entre as partes. Isso porque possuir ou não co-participação é uma característica de cada plano de saúde e pode ocorrer tanto em modalidades individuais quanto em coletivas.

Mas essa co-participação precisa estar prevista em contrato. A cobrança de valores fixos ou em percentuais, aplicáveis em cada procedimento, é permitida, desde que também esteja previamente definida. É proibido estabelecer cobranças que se caracterizem como de responsabilidade integral do beneficiário ou que criem uma restrição severa aos serviços.

Regras para internação hospitalar

Um fator importante diz respeito às internações hospitalares: a ANS destaca que a cobrança de co-participação somente pode ser estabelecida em valores fixos, nunca em percentuais sobre o evento “internação” como um todo, nem sobre o procedimento realizado na unidade de saúde. Essas definições de valor podem ter reajuste conforme cláusula contratual.

Para que o usuário não se perca em dívidas, a ANS ressalta que é fundamental que o consumidor se informe muito bem antes de escolher o tipo de plano de saúde que deseja contratar.

A principal recomendação é que a contratação do plano de saúde seja pensada de acordo com as necessidades do usuário e de seus familiares e que não seja uma decisão tomada por impulso.

A ANS disponibiliza por meio de seus canais de relacionamento informações sobre as operadoras que estão em atividade e a situação em que se encontram junto ao órgão regulador, inclusive dicas e informações úteis para escolher o plano e até mesmo uma cartilha.

Depois de escolhido, fique atento ao contrato e, caso não esteja sendo cumprido, procure a operadora e registre a queixa na ANS em caso de dificuldade de atendimento.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de ter um bom plano de saúde, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você tem uma boa dica sobre plano de saúde com co-participação? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como abrir uma academia de ginástica
como montar uma drograria
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
quanto custa um seguro de vida