Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer uma venda: veja o passo a passo para não errar

A- A+

O empreendedorismo é uma saída para quem deseja conquistar a independência financeira e abandonar a vida de empregado. Mas não basta ter uma ideia inovadora ou encontrar uma demanda não atendida se você não souber, na prática, como fazer uma venda. O processo envolve diversas etapas, e o domínio sobre cada uma delas é essencial para o sucesso.

Demonstrando como fazer uma venda

Atendimento simpático e não-invasivo é fundamental para convencer o seu cliente. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer uma venda

Antes de explicar como fazer uma venda, vale a pena retomar o significado desse conceito. De acordo com definição do dicionário Michaelis, a venda é uma “ação por meio da qual uma pessoa – o vendedor – transfere ou se obriga a transferir a outra – o comprador – a propriedade da coisa determinada, cujo preço é por ele pago segundo as condições estipuladas”.

Em outras palavras: o ato de vender um produto significa transferir a posse desse item para outra pessoa, mediante pagamento. Para que isso aconteça, a maneira mais simples é oferecer uma solução para uma demanda, que também pode ser caracterizada como necessidade – fisiológica, como a fome, ou social, como o anseio por se vestir bem.

Esclarecido esse ponto, é hora de desmembrar o processo de venda, para analisar todas suas implicações. Basicamente, são três etapas: pré-venda, venda e pós-venda. Saiba detalhes sobre cada uma:

1. Pré-venda

A fase de pré-venda antecede a venda em si. Nessa etapa, cabe a você desenvolver o produto, identificar o público-alvo e entender o seu comportamento em detalhes. Pesquisas de mercado e estudos de hábitos de consumo são importantes para descobrir exatamente quem você deve atrair para o seu negócio.

Com as informações em mãos, você ganha recursos para planejar a sua loja ou ponto de venda, considerando critérios que vão da decoração do ambiente até o tamanho do estabelecimento, passando por características como localização e acesso.

Se você negligenciar essa fase preparatória, é pouco provável que consiga efetuar uma venda perfeita.

2. Venda

A fase de venda é a etapa em que você negocia e se envolve diretamente com o cliente. No caso de atendimento cara a cara, em que o consumidor visita o seu estabelecimento, uma boa técnica de persuasão com uma abordagem convidativa pode ser determinante para concretizar o negócio.

Sua missão, nesse momento, é criar um ambiente favorável à venda, apresentando argumentos capazes de persuadir o cliente a comprar o produto – sem, é claro, mentir a respeito das especificações técnicas do que você pretende vender.

Duas recomendações essenciais para a etapa de venda: possuir um conhecimento aprofundado sobre o produto, para passar informações confiáveis, e deixar o cliente à vontade, sem pressionar ou interferir nas suas decisões.

3. Pós-venda

O pós-venda é definido como um conjunto de atividades realizadas depois de vender um produto ou serviço. São exemplos dessas atividades: promoções especiais, manutenção e atendimento personalizado.

O pós-venda é fundamental para reter o cliente. Nessa etapa, o consumidor descobre se você estava apenas interessado em vender o produto ou realmente possui uma preocupação em sanar suas necessidades. Para cativar o cliente, você precisa se mostrar disposto a ajudá-lo, sempre que acionado.

Venda perfeita significa cliente fidelizado

Agora você já tem o que precisa e sabe como fazer uma venda. Ao colocar sua estratégia em prática com eficácia, o cliente eventual se transforma em um cliente fiel. O consumidor cria um relacionamento com a sua empresa, e isso implica vendas futuras.

E é justamente aí que reside a importância de saber fazer uma venda perfeita. De acordo com dados obtidos pela empresa de consultoria Gartner Group, um crescimento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento nos lucros que varia de 25% a 125%. Promissor, não é mesmo?

Você vai se interessar por:

 

Aprendeu como fazer uma venda? Que tal compartilhar essas dicas?

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria