Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer uma festa de aniversário gastando pouco

A- A+

Organizar uma festa de aniversário é sempre uma oportunidade de se divertir. Mas reunir os amigos, dar boas risadas e celebrar a nova idade, gastando pouco, é melhor ainda. Parece difícil promover uma comemoração com dinheiro escasso, mas com um pouco de planejamento, você cuida das finanças e não deixa a data passar em branco.

Pessoas que organizaram uma festa de aniversário gastando pouco.

Planejamento bem feito é o segredo para festejar sem extrapolar o orçamento. Foto: iStock, Getty Images

Planeje sua comemoração

Algumas vezes, a troca de idade é só motivo de festa. Em outras, é o gancho para a reflexão. Mas em todas as hipóteses, não se trata apenas de comemorar. Também é preciso fazer um planejamento, conforme orienta a educadora financeira Cintia Senna.

Ela indica que até mesmo as ocasiões comemorativas devem entrar no planejamento anual. “Deve-se ter o hábito de diagnosticar seus gastos anualmente, definindo o valor que precisa para realizar essas comemorações e quanto reservará por mês”, ensina.

O segundo passo é colocar tudo na ponta do lápis – ou seja, no seu orçamento – definindo prioridades e readequando as contas. “Poupe o valor para que, na época da comemoração, tenha o montante ideal. Assim, após uma pesquisa de preços ainda poderá obter descontos ao pagar à vista”, explica.

Dicas para comemorar gastando pouco

Veja cinco dicas para que a sua festa de aniversário não afete o bolso. Com as finanças em dia, é só se preocupar com a diversão.

Faça em casa

Uma das opções que se pode realizar, caso tenha um espaço adequado, é fazer na própria residência. Só com essa mudança já se economiza no aluguel do espaço, que tem um valor significativo.

Reserve um bar ou restaurante

Essa opção também é bastante recomendada por não haver custo com espaço. Nesse caso, você apenas reserva a quantidade de pessoas que irá frequentar e terá gastos somente com alimentação e bebida. Isso sem contar que o espaço já é limpo, decorado, e você não gasta com diarista para limpar após a festa.

Festa coletiva

Nesse caso, não importa se você prefere fazer em casa ou em um restaurante, a ideia é que cada um leve uma contribuição para a festa. Se for em ambiente doméstico, pode-se solicitar uma bebida e um prato (doce ou salgado). No restaurante, cada um paga pelo que consumir.

Faça você mesmo

Vale para a decoração e alguns alimentos. Em vez de comprar pronto, você economizará bastante ao fazer seu próprio bolo, doces e até alguns salgados. Na internet, há uma série de vídeos com dicas práticas para decoração, o que pode reduzir ainda mais seu custo. Em papelarias, você pode encontrar o material com preços acessíveis e ainda dá um toque personalizado à sua festa.

Planeje

Para que a festa não extrapole seu orçamento, é necessário fazer o planejamento com antecedência mínima de seis meses. Liste os convidados (saber o número de pessoas é fundamental), as quantidades necessárias de alimentos e bebidas, pesquise preços e compare. O próximo passo é começar a reservar um valor mensal.

Lembre-se que, mesmo de última hora, é possível organizar uma confraternização entre amigos, gastando pouco. Só o que não exige moderação é a sua diversão.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para uma festa de aniversário gastando pouco? Compartilhe!

tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como economizar na limpeza
comprar alimentos no atacado
promoções em supermercados
Como ter uma boa qualidade de vida