Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer uma decoração de Natal bonita e sem gastar muito

A- A+

A aproximação do período natalino começa a modificar os cenários das ruas e os enfeites das casas. Bolas, pinheiros, luzes e tantos outros itens de decoração de Natal ajudam a compor o clima festivo da data. Quer entrar no espírito com economia? É só criar uma composição típica, reaproveitando o que já tem guardado.

Decoracao-de-Natal-seudinheiro-istock

Decoração de Natal fica mais barata se você reaproveitar o que já tem em casa. Foto: iStock, Getty Images

O que não pode faltar na decoração de Natal

Decoração é uma arte sem regras rígidas, que varia conforme o gosto de quem cria, do que já está no ambiente e da função que irá exercer. Mas quando ela tem uma temática específica, como ocorre no período natalino, há elementos que não podem faltar, pois estabelecem a relação entre a composição e o tema.

No caso da decoração de Natal, a iluminação é fundamental, destaca a blogueira especialista no tema Michelle Mayrink. Os cordões luminosos, no estilo pisca-pisca, se fazem presentes tanto nos ambientes externos, quanto nos internos, como um detalhe. “Sem o brilho das luzes, a decor fica um tanto sem graça”, afirma.

O Natal é uma data simbólica, não só no universo cristão, mas também no comércio. Portanto, há muitos itens que o representam de maneiras diferentes. Michelle indica que ao menos um deles deva estar presente. Escolha entre anjos, árvores, um Papai Noel ou o presépio, que remete ao significado real da data, o nascimento do menino Jesus.

Além desses artigos principais, existem os complementares, que são menores em tamanho, mas que não podem faltar. As bolas natalinas fazem parte dessa lista, assim como as pinhas, sejam naturais ou artificiais, que costumam compor as criações.

A poinsétia, também conhecida como Flor do Natal ou Bico de Papagaio, finaliza arranjos e guirlandas.

Poinsétia completa decoração de Natal

Flor poinsétia finaliza arranjos natalinos com muita beleza e tradição. Foto: Shutterstock

Reaproveitamento na decoração de Natal

Todos esses itens ajudam a compor a sua decoração de Natal, mas você não precisa focar toda a sua criação neles. Pensar em opções que mesclem aquilo que já faz parte da sua casa no resto do ano e alguns elementos natalinos é uma das dicas da blogueira para que o resultado final fique bonito e não custe tão caro.

Taças, bandejas, pequenos vasos com plantas verdes são opções para aproveitar. Você pode, inclusive, substituir a árvore por alguma planta grande que tenha em casa, explorando a criatividade. “Eu não tenho espaço para uma árvore de Natal e não me faz falta. Este ano farei alguma ‘graça natalina’ na base do bambu mossô que tenho na sala”, comenta.

Você vai se interessar por:

Optar por uma cor para reger o cenário ajuda a criar uma decoração de Natal mais harmônica, segundo Michelle. Após a escolha, você pode começar a comprar os itens tipicamente natalinos que ainda não tenha, sem precisar gastar muito. A dica é preferir aqueles mais baratos e fáceis de guardar para o próximo ano.

Reutilizar os mesmos elementos decorativos no ano seguinte não é problema se você usar a criatividade. Se, em um ano, você pendurou as bolas natalinas no pinheiro, da próxima vez, pode colocá-las dentro de um vaso transparente, misturadas com flores e pinhas, criando um arranjo.

Caso queira investir um valor mais alto, Michelle aconselha que você escolha uma peça durável. Anjos de louça ou presépios completos são opções curinga em qualquer decoração nessa época e podem durar por anos.

 

Você tem uma boa dica para economizar na decoração de Natal? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos