Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer uma composteira caseira e economizar

A- A+

A compostagem é o processo biológico realizado através de microrganismos que transformam a matéria orgânica em um material chamado composto, que pode ser utilizado como adubo. Quando você aprende como fazer uma composteira, recipiente exclusivo para esse processo, consegue reutilizar o lixo orgânico que produz em sua casa para transformar em adubo para suas plantas.

A importância de aprender como fazer uma composteira

Uma composteira é a estrutura própria para que o material orgânico seja depositado e para que seu processamento aconteça. Geralmente feita com caixas ou em locais protegidos com tijolos, ela leva materiais orgânicos, terra, minhocas e elementos vegetais secos. Esse sistema todo é criado para que os microrganismos realizem seu trabalho sem gerar mau cheiro ou atrair animais.

Mas a verdadeira funcionalidade desse tipo de estrutura é dar a finalidade correta para o lixo orgânico produzido. Segundo o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), mais de 50% dos resíduos orgânicos domésticos podem ser utilizados nesse tipo de processamento. O que, além de ser bom para a sua casa, é importante para o meio ambiente.

seudinheiro-como-fazer-uma-composteira

Composteira transforma os resíduos orgânicos em adubo. Foto: iStock, Getty Images

O projeto Composta São Paulo realizou um levantamento e aponta que 51% do lixo produzido no Brasil é de origem orgânica, ou seja, poderia ser utilizado para compostagem. O projeto calcula que, se todas as pessoas soubessem como fazer uma composteira e colocassem a ideia em prática, o lixo orgânico brasileiro seria cerca de 25% menor.

Aprenda como fazer uma composteira em casa

O primeiro passo que você precisa seguir para aprender como fazer uma composteira suficientemente funcional para a sua casa é o tipo de compostagem que você deseja realizar. A escolha depende da quantidade de material orgânico que você gera, mas, de modo geral, as opções são a vermicompostagem e a composteira automática.

Você vai se interessar por:
Vale a pena manter uma horta em casa? Veja dicas
Veja como economizar com a horta caseira
Casa ecológica e autosuficiente pode ser bom negócio

A opção automática é também a mais prática, mas exige mais cuidado na escolhas dos elementos. Por outro lado, a vermicompostagem, segundo a blogueira especialista em ecologia Juliana Valentini, é a ideal para quem desejar saber como fazer uma composteira doméstica. Com três caixas de plástico empilháveis você já monta a estrutura básica de funcionamento.

Furando o fundo de duas caixas com buracos de meio centímetro, você prepara a gaveta superior e a intermediária do sistema. Em uma das caixas, coloque terra e minhocas. Enterre o material orgânico e cubra com o dobro de material seco, como folhas e vegetais secos. Empilhe as três caixas e tampe a que estiver mais em cima.

Deixe na parte mais superior  a caixa furada, no meio a que está cheia e embaixo a fechada, para que ela armazene o chorume – líquido que escorre do lixo orgânico e que também é muito rico em nutrientes e, por isso, é capaz de adubar a terra. Após 50 dias, o material da caixa será decomposto pelas minhocas e se transformará em adubo seco.

Quando a caixa do meio estiver cheia demais, você pode inverter as ordens e colocar a caixa vazia e furada no seu lugar, levando a mais cheia para a parte de cima. Seguindo essas indicações, você vai entender como fazer uma composteira e economizar, cuidando do meio ambiente.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
cooperativa habitacional
por que a poupança rende tão pouco
crédito para financiar casa própria