Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer um requerimento de desconto para faculdade

A- A+

O sonho de conclusão de um curso superior, por vezes, esbarra no bolso. Despesas com mensalidade, transporte, alimentação e material de suporte às aulas costumam exigir bastante das finanças. Conseguir um desconto para faculdade pode não ser tarefa fácil, mas a formalização do pedido ajuda na sua obtenção.

Aluna pede desconto para faculdade

Revisar o documento várias vezes é essencial para evitar erros ou dados incompletos. Foto: iStock, Getty Images

Requerimento de desconto para faculdade

Em muitas situações de diálogo formal, é necessário fazer um requerimento. Trata-se de um pedido por escrito, com uma justificativa plausível, utilizando uma linguagem adequada. Um dos casos é a solicitação de desconto para faculdade.

Em primeiro lugar, é necessário checar quais as situações em que a universidade concede descontos. Somente após ter certeza de que o aluno se enquadra em alguma das condições estabelecidas é que se deve começar a redigir o requerimento.

No texto, é importante se valer de uma linguagem formal, utilizando pronomes de tratamento – como Vossa Senhoria – para fazer referência ao seu interlocutor. Via de regra, o início é por meio de uma saudação, seguido dos seus dados de identificação e da justificativa para a obtenção do desconto. Ao final, basta assinar e colocar local e data.

Veja no exemplo abaixo como fazer o seu requerimento de desconto para faculdade:

À
(nome da universidade por extenso)
(nome do departamento)
Ref:
(desconto de mensalidade)
Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob número (informar), matriculado nesta instituição sob número (informar matrícula), venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, em razão de (descrever a situação que o levou a pedir desconto, e que está de acordo com as normas da faculdade), requerer que seja concedido desconto na mensalidade do curso (especificar).
Peço deferimento.
(local), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome completo).

5 dicas para conseguir o desconto

Faça uma caça aos erros

É sempre bom revisar, por diversas vezes, o texto do requerimento. Sempre que escrevemos algo, dificilmente encontramos eventuais erros na primeira leitura. Se necessário, solicite ajuda a outra pessoa para a revisão.

Atualize-se quanto à ortografia

O português correto é fundamental. Na dúvida, consulte um dicionário atualizado – afinal, a ortografia mudou há pouco tempo e nem sempre estamos atualizados em relação às normas.

Apresente argumentos

O requerimento será o primeiro contato formal entre você e a faculdade, e pode ser decisivo para o parecer favorável. Por isso, seja consistente na justificativa, procurando enquadrá-la bem dentro das regras da universidade.

Não busque piedade

Seja franco, explique a situação detalhadamente, mas evite apelos emocionais. Lembre-se que a universidade está avaliando de forma técnica a sua situação financeira. Caridade ou realização de sonhos geralmente não são levados em consideração.

Cuide dos detalhes

É interessante levar duas vias e solicitar um carimbo ou assinatura de recebimento na sua via, no caso de entregar pessoalmente. Caso prefira enviar por e-mail, é interessante criar uma assinatura no corpo da mensagem para facilitar a identificação.

Você vai se interessar por:

O que solicitar

Seu pedido de desconto para faculdade deve ser objetivo: não elabore um livro de reivindicações. Seu foco deve estar concentrado na mensalidade, que é mesmo a maior despesa de um curso de graduação.

Se o requerimento for elaborado no início de sua relação com a universidade, há maior chance de aceitação, dado o interesse da instituição em tê-lo como aluno. Por outro lado, caso já tenha um bom histórico (de relacionamento e adimplência), esses também são bons motivos para ser atendido em seu pedido.

Por fim, é importante estar aberto a negociar pessoalmente, indo além do requerimento para obtenção de desconto para faculdade. Nesse encontro, se ocorrer, seja cortês e receba a proposta da universidade com atenção, não importa qual seja o percentual de concessão de abatimento sugerido.

 

Gostou das dicas para pedir desconto para faculdade? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular