Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer um orçamento de casamento para 100 pessoas

A- A+

Toda festa de casamento requer o mínimo de preparação possível e com antecedência. Para fazer um orçamento de casamento para 100 pessoas, a primeira dica é detalhar a faixa etária dos convidados.

Afinal, o custo com bebida pode aumentar conforme a idade do público. O tempo de duração do evento e o buffet são outros critérios que praticamente determinam o gasto total com a celebração. Vamos preparar o bolso?

Casal fez orçamento de casamento para 100 pessoas

Festa de casamento deve ser pensada em detalhes para valorizar momento do casal. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de orçamento de casamento para 100 pessoas

Confira as principais etapas para preparar um orçamento de casamento para 100 pessoas:

  • Número de convidados: 100 pessoas
  • Faixa etária dos convidados: detalhe quantos são crianças maiores de cinco anos, jovens, adultos e idosos
  • Quanto tempo vai durar a festa: número de horas
  • Buffet: você precisa escolher entre almoço e jantar.

A comida merece comentários à parte. À noite, o buffet se torna mais caro por conta de vários fatores. Se for um jantar, você precisa de mesas, cadeiras e garçons para atender aos convidados (um garçom para cada 12 pessoas). Na modalidade À francesa, se contrata um garçom por mesa – o que impõe mais gastos.

Tem como reduzir o investimento optando pelas finger foods ou disponibilizando o buffet sem garçom – o convidado serve seu próprio prato.

Mas há quem prefira almoço e ofereça um cardápio mais simples e leve, com ou sem coquetel. Nesse caso, considere um garçom para cada 15 convidados.

Variedade tem limite

Em um orçamento de casamento para 100 pessoas, não dá para adivinhar se todos os seus convidados irão gostar das opções escolhidas. “Diversificar é a palavra-chave, mas não muito”, alerta Patrícia Fortes, do blog Noivas do Brasil.

Encomende (e prove antes) pelo menos cinco opções para salgados e canapés. Mesa de frios com comida quente é outra boa opção. “No meu casamento deu certo. Além dos frios (queijos, pastas, presuntos, etc), havia um prato quente que agradou a todos”, relata Patrícia.

Festas longas têm maior consumo de líquidos. No inverno, o vinho tem mais saída. No verão, a cerveja é a preferida, garante. Segundo ela, 400ml de refrigerante por pessoa é o ideal, desde que haja outras opções, como água e suco. “Se for servir apenas água e refrigerante, esse número pode aumentar para 600ml. Água mineral nunca é demais”, diz.

Se for vinho, estima-se uma garrafa para cada três ou quatro pessoas para o almoço ou jantar e uma garrafa para cada duas pessoas se houver coquetel.

Já no quesito espumante, uma garrafa para cada duas pessoas é suficiente no seu orçamento de casamento para 100 pessoas, desde que a festa seja no estilo “bolo com champanhe”. O cálculo fica em uma garrafa para cada duas pessoas quando servido do início ao fim da festa.

E se for uísque? Contabilize uma garrafa para seis adultos. Já para a cerveja, se não houver outros tipos de bebidas, compre duas garrafas por convidado.

Lembre que a bebida pode ser comprada por consignação – o que não for consumido, você devolve sem custo ao fornecedor.

Como calcular os doces do casamento

Os docinhos merecem uma atenção especial, assim como o bolo. Além dos tradicionais bem-casados, estime o consumo de cinco a seis docinhos por convidado e mais 100 gramas de bolo por pessoa.

Tendência nos Estados Unidos neste ano, os bolos de casamento estão menores e em maior quantidade. Para apostar nessa ideia, faça uma mesa com vários bolinhos e de sabores diferenciados. Compre um bolo que combine com vocês e experimente-o antes de encomendar.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de orçamento de casamento para 100 pessoas? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica